|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
VEÍCULOS
Consultoria analisa o efeito de fusões e aquisições
Montadoras mundiais devem se reduzir pela metade, diz estudo
DA REPORTAGEM LOCAL
As fusões e aquisições podem fazer com que o número de montadoras independentes no mercado mundial caia pela metade até 2010. Das atuais 16 montadoras
que atuam em escala global, restariam 8, de acordo com a consultoria Booz Allen Hamilton.
A redução do número de fábricas seria um processo inevitável
para obter ganho em escala e amenizar o excesso de capacidade
de produção: segundo a consultoria, hoje as montadoras trabalham com ociosidade de 30%
-vendas mundiais de 58,5 milhões de veículos médios e de passeio, enquanto a capacidade de
produção dessas empresas é de 85
milhões de unidades/ano.
Entre as montadoras que devem sobreviver, estão as americanas General Motors e Ford, a teuto-americana Daimler-Chrysler, a
francesa Renault, a alemã Volkswagen e a japonesa Toyota.
Ainda segundo a consultoria, a
crise no Mercosul representa um
duro revés para as montadoras,
mas a decisão de se retirar da região pode ser mais custosa. Por
ora, o mercado mais vulnerável é
o da Argentina, e por razões óbvias: a brutal queda no poder
aquisitivo dos argentinos fez as
vendas de veículos no mercado
interno despencarem pela metade em 2001, comparadas a 2000.
""Não estar na América do Sul é
um absurdo porque, se você quiser brigar por market share (fatia
do mercado) mundial, onde é
mais fácil? Nos EUA, na Europa
ou aqui?", diz David Wong, gerente da Booz Allen Hamilton. Segundo ele, a consolidação do número de montadoras no Mercosul seguirá a mesma estrutura do
resto do mundo. (JAD)
Texto Anterior: Memória: Presidente FHC descumpre meta do candidato FHC Próximo Texto: Estatística: Total de empresas cresce 28,6% em quatro anos no país, diz IBGE Índice
|