São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS
Rupia tem a maior queda da história

das agências internacionais

A rupia da Indonésia caiu ontem ao seu mais baixo nível histórico. O dólar foi cotado a 3.125 rupias, num clima de inquietude causado pela revisão para baixo da dívida externa da Indonésia.
Processo semelhante ocorreu com a Malásia. A realização de lucros do final de semana também foi apontada como causa das quedas em outras praças financeiras asiáticas. A rupia perdeu 3% em relação às cotações do dia anterior. O baht tailandês perdeu mais 0,7% -o dólar fechou a 35,2 bahts.
Apesar do ambiente ainda ruim, vários analistas já estão afirmando que as moedas dos países do Sudeste Asiático poderão sair brevemente da crise atual, apesar da incerteza ainda reinante.
"O pior já passou", afirmou Manuel Montes, membro do Instituto de Estudos do Sudeste Asiático, acrescentando que essa crise monetária é "uma correção muito saudável para a região". O ponto positivo são as expectativas de recuperação das exportações asiáticas a partir de agora.
O aspecto negativo é que nos próximos meses aumentará a inflação e haverá redução no crescimento econômico.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.