São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC nega 'sinal verde' e critica

da Sucursal de Brasília

O Banco Central divulgou ontem nota na qual afirma que não deu nenhum "sinal verde" para a compra do BCN (Banco de Crédito Nacional) pelo espanhol BBV (Banco Bilbao Vizcaya) ou por outra instituição brasileira.
"O Banco Central acompanha com interesse as gestões do BBV com o objetivo de ingressar no mercado brasileiro e tem sido informado a respeito desse assunto", diz a nota.
De acordo com sua própria versão, o BC apenas mantém "conversações específicas" com o BBV para assegurar que sua entrada no mercado brasileiro atenda aos interesses nacionais.
No texto, o BC ainda argumenta que somente o Presidente da República pode autorizar o aumento da participação estrangeira no sistema financeiro nacional.
Ou seja, indica que o presidente do Banco Central, Gustavo Franco, não teria poder para isso.
Acrescenta ainda que o presidente Fernando Henrique Cardoso estabeleceu que a prioridade na concessão da autorização está nos processos de privatização ou no fortalecimento do sistema financeiro nacional.
O BC ainda criticou a imprensa por ter antecipado a notícia "antes de qualquer indicação de aprovação".
Também sugere que o BBV poderia ter descumprido comunicado 5.796 do BC e vazado a notícia. O comunicado diz que as instituições que pretendem entrar no Brasil devem consultar o BC antes, até para divulgação ao público.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.