São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LETRA CAPITAL
Livro propõe modelo de integração energética


A OBRA

Um Modelo de Integração Energética para a América Latina - Ericson de Paula. Bartira Gráfica e Editora (r. Rui Barbosa, 345, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09725-780, tel. 458-0255). 194 págs. R$ 10,00.


SILVANA QUAGLIO
da Reportagem Local

Se a globalização da economia torna imperioso o fortalecimento de blocos regionais, a necessidade de ampliar a visão estratégica da união desses países é cada dia mais clara.
Focando especificamente o abastecimento de energia em dez países sul-americanos, Ericson de Paula defende que a integração energética dos países da região é fundamental para fortalecer o Mercosul (Mercado Comum do Sul). A troca de excedentes de energia ajudaria, segundo ele, a ampliar o processo de integração da região.
Brasil e Argentina começariam o processo. Não por acaso. A energia que, segundo as previsões, deverá faltar ao Brasil de 97 até a virada do século, sobra na Argentina a custos competitivos.
Além disso, tratam-se não só das economias mais fortes da região, como dos principais parceiros do Mercosul. A integração de seus sistemas energéticos teria, portanto, a capacidade de se disseminar para outros países da região, que tenderiam a aproveitar os ganhos comerciais, além de estabelecer um sistema estrategicamente eficiente para toda a região.
Esse é o ponto central do livro "Um Modelo de Integração Energética para a América Latina", escrito por Ericson de Paula a partir da tese que lhe garantiu o título de doutor em energia pela Universidade de São Paulo.
A discussão proposta por Ericson busca inspiração no modelo de integração da Europa. O continente pioneiro na formação de bloco comercial tem sistemas elétricos interconectados desde o início da década de 60.
A tese foi defendida em novembro de 96 e não tardou a chamar a atenção da empresa britânica Offshore Power Corporation, que resolveu bancar a edição do livro.
O lançamento será dia 30, no seminário "Mercosul: Energia e Capacitação Profissional", na Universidade Mackenzie, em São Paulo. O livro será lançado também em Buenos Aires, na Argentina, neste ano, e em Londres, no Reino Unido, em 98.
Ericson é assessor técnico da presidência da Cesp, a Companhia Energética de São Paulo.
O livro de Ericson não é uma obra hermética, mas, por seu caráter eminentemente técnico, deverá despertar mais interesse entre os iniciados na área.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.