São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peugeot Citroën anuncia corte de 10 mil empregos

Montadora francesa tenta reverter queda dos lucros e reduzirá investimentos

Economia estimada para o segundo semestre de 2006 deve chegar a 125 milhões; reestruturação prevê ainda aposta em novos mercados


DA REDAÇÃO

O grupo francês PSA Peugeot Citroën, a segunda maior montadora da Europa, anunciou ontem um plano de reestruturação que prevê corte de investimentos e a eliminação de 10 mil postos de trabalho, na tentativa de reverter os lucros decrescentes há três anos e meio.
As dificuldades financeiras da empresa francesa se somam às crises das duas principais montadoras americanas, a General Motors e a Ford, que também anunciaram neste ano medidas para cortar custos.
O plano da PSA Peugeot Citroën foi apresentado ontem por Jean-Martin Folz, presidente do grupo. Além das 10 mil vagas eliminadas, determina a suspensão de contratações, a redução no número de trabalhadores temporários e o fechamento da fábrica em Ryton, no Reino Unido. Os cortes serão especialmente nas fábricas na França e na Espanha.
Os 10 mil postos de trabalho correspondem a 7,5% do total de empregados que a montadora tinha ao fim de 2005.
Segundo a empresa, as medidas anunciadas devem resultar em economia de 125 milhões já no segundo semestre de 2006. Os investimentos anuais do grupo francês, de cerca de 3 bilhões, serão reduzidos para algo próximo a 2,5 bilhões nos próximos anos.
A empresa aposta em mercados emergentes. Entre 2006 e 2009, deve haver 11 lançamentos na China e 6 no Mercosul.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da PSA Peugeot Citroën no Brasil não foi encontrada ontem para dizer de que modo a operação do grupo no país será afetada.


Texto Anterior: Juiz determina arresto de 45% das ações com direito a voto da Bombril
Próximo Texto: Greve tem adesão de 30% de bancários do país, diz sindicato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.