São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

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Wal-Mart anuncia investimento recorde

Maior rede varejista do mundo diz que planeja investir R$ 850 milhões e abrir 28 lojas no Brasil no ano que vem

Um terço das novas lojas será direcionada ao público de baixa renda, área que mais cresce no varejo nacional


ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Wal-Mart Brasil anunciou ontem investimento recorde no Brasil para 2007, no valor de R$ 850 milhões, e abertura de 28 lojas -o maior número desde a sua entrada no país, em 1995. Se atingir essa meta, o volume de novos pontos inaugurados será o dobro do estimado para este ano. Um terço das novas lojas previstas será do novo formato que a rede testará no país: a TodoDia, para o público de menor renda -que deverá ser um concorrente direto da cadeia Dia%, do Carrefour. O agressivo plano é anunciado três meses depois de a Folha relatar plano do comando do grupo nos EUA de atingir faturamento bruto de R$ 40 bilhões em dez anos.
Os R$ 850 milhões serão gastos apenas em abertura de novas lojas. Maior rede varejista do mundo, com receita anual superior a US$ 300 bilhões, a empresa com sede nos EUA tentará implementar no Brasil um novo modelo de ponto de venda, apresentado ontem ao mercado.
A rede levará o nome de TodoDia, terá lojas pequenas, de 800 m2 a 1.200 m2 em sua maioria, localizadas principalmente na periferia, com serviços agregados (farmácia, açougue, posto bancário). Neste ano, 15 lojas de outras bandeiras do grupo (Mini Bom Preço e Balaio) serão convertidas em TodoDia. Para 2007, a rede prevê a inauguração de dez pontos que levarão esse nome.
Além do novo formato, o grupo pretende abrir no próximo ano nove hipermercados (Wal-Mart Supercenter e Hiper Bom Preço), dois Sam's Club e cinco supermercados (Bom Preço). Se atingir o objetivo, a cadeia varejista passará dos 304 pontos -previstos para o fechamento de 2006- para 332 lojas ao final no próximo ano.

Crescimento maior
O presidente da rede Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, que anunciou ontem o plano de expansão, disse que o crescimento da rede é superior ao dos concorrentes e que acha "ótimo" que eles estejam seguindo políticas de venda que se assemelham à da cadeia. Abílio Diniz, dono de metade do grupo Pão de Açúcar, líder do setor, disse recentemente que fortalecerá a política de preços baixos em seus supermercados e que isso se tornará uma prática permanente da cadeia. O slogan do Wal-Mart é "preço baixo sempre".

Baixa renda
Com uma política de preços que deverá ser muito semelhante à adotada pela cadeia Dia%, do Carrefour, a empresa pretende ganhar mercado vendendo muito barato.
"A tentativa é abrir uma nova rede que esteja um degrau abaixo do modelo do CompreBem, do grupo Pão de Açúcar, e no mesmo patamar do Dia%. Parece ser uma estratégia acertada, já que é esse modelo que está tendo maior crescimento entre todos os formatos de lojas do varejo de alimentos", diz Nelson Barrizzelli, professor da FEA-USP e especialista do setor de varejo.

Atacadão
Trius não comentou recentes rumores de que a venda da rede Atacadão, que está no mercado e tem vários interessados, anda em banho-maria. O valor pedido pela rede de atacado está sendo considerado muito elevado, apurou a Folha, baseado em fluxos de caixa futuros que não condizem com a realidade, na análise de interessados na cadeia. O Wal-Mart não comentou a informação.


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