São Paulo, sexta, 27 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário de metalúrgicos é reduzido 20%

da Folha Campinas

Cerca de 1.500 funcionários de duas empresas de autopeças de Jundiaí (60 km de São Paulo) aceitaram ter seus salários reduzidos em 20% por pelo menos 90 dias em troca da garantia de emprego.
As empresas Bollhoff Dodi e Petri do Brasil, ambas do grupo Sindipeças, procuraram o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, que levou a proposta para discussão com os trabalhadores.
De acordo com o primeiro-secretário do sindicato, Célio Guimarães, a redução salarial vai acarretar na redução de pelo menos 25% da jornada de trabalho dos metalúrgicos. A jornada atual é de 220 horas por mês.
Guimarães informou que a média salarial dos funcionários das duas empresas é de aproximadamente R$ 800. O sindicalista disse que 95% dos trabalhadores acharam que a proposta era a forma mais viável de manter seus empregos. "Os empresários ameaçaram demitir 20% dos funcionários caso esse acordo não fosse firmado", disse o sindicalista.
Em contrapartida, as empresas ofereceram aos trabalhadores estabilidade de emprego até o dia 28 de fevereiro. De acordo com Guimarães, a Bollhoff garantiu que, se houver demissões depois da data estipulada, a empresa se comprometerá a pagar mais três meses de salário com a redução de 20%.
Já a Petri, segundo o sindicalista, oferecerá apenas mais um mês de salário para o funcionário que for demitido após o término da estabilidade.
No acordo também foi especificado que a redução salarial pode ser prorrogada após os 90 dias propostos inicialmente.
De acordo com informações do sindicato, de janeiro ao dia 15 deste mês, cerca de 3.000 postos de trabalho das metalúrgicas de Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista foram extintos.
As três cidades têm aproximadamente cem empresas de médio e grande porte no setor e uma base de 20 mil trabalhadores.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.