São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor de baixa renda terá tarifa reduzida

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anatel decidiu criar os consumidores de baixa renda -"acesso individual especial". Esses consumidores terão direito a telefones com assinatura mensal mais barata, mas terão atendimento de pior qualidade por parte das concessionárias. Além disso, poderão ter que pagar a mais pelas ligações feitas.
Segundo o conselheiro José Leite Pereira Filho, a qualidade técnica será a mesma do serviço normal. Mas as obrigações de qualidade das operadoras -como o tempo máximo para atender a uma solicitação de reparo- poderão ser menos rígidas.
O objetivo é que a perda que a operadora de telefonia venha a ter com a assinatura seja compensada com custos menores. O prazo para a instalação do telefone de baixa renda será de 180 dias após o pedido. A medida deverá ser posta em prática depois da entrada em vigor dos novos contratos, em 2006.
A agência reguladora também decidiu criar a classe rural -que irá atender localidades de menos de 300 habitantes. As operadoras terão que instalar o telefone residencial em áreas rurais em caso de demanda. Esse serviço, no entanto, poderá custar mais caro para compensar os custos elevados de instalação.


Texto Anterior: Tarifas: Reajuste de tele pode ter teto menor
Próximo Texto: Luís Nassif: A autonomia torta do BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.