São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUIA EM TRANSE

Natal pode ser o mais fraco em 30 anos

Pedidos de seguro-desemprego diminuem nos Estados Unidos

DA REDAÇÃO

O número de pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA diminuiu na semana que terminou em 21 de dezembro. Em relação à semana anterior, a queda foi de 60 mil, a maior desde 6 de outubro deste ano. No total, 378 mil pessoas entraram com a solicitação. Os dados foram divulgados ontem pelo Departamento de Trabalho dos EUA.
A pesquisa semanal, no entanto, é volátil. Economistas dizem que a dificuldade de ajustar fatores sazonais pode distorcer os dados nesta época do ano.
Mais estável, a pesquisa quadrissemanal aponta um leve crescimento. No período, foram 404,5 mil pedidos, 2.500 a mais que nas quatro semanas anteriores. Foi a primeira vez que os números do mês fecharam acima de 400 mil.
Economistas dizem que o pior da onda de demissões nos Estados Unidos já passou, mas advertem que as empresas não estarão ansiosas por novas contratações. Isso significa que a taxa de desemprego -que está em 6%- não deve mudar muito nos próximos meses.
As vendas no varejo americano caíram 11% na temporada de Natal deste ano em comparação com a de 2001. O fraco movimento de última hora pode fazer deste o pior Natal dos últimos 30 anos.
Vários varejistas, incluindo a maior empresa mundial do setor, a Wal-Mart Stores Inc., reviram para baixo suas previsões de vendas em dezembro.
Para a Wal-Mart, o crescimento das vendas no período de cinco semanas que termina no dia 3 de janeiro deverá ser de 2% a 3%, contra a previsão anterior de 3% a 5%.


Texto Anterior: Tensão global: Óleo vai a US$ 32,49, maior preço em 2 anos
Próximo Texto: Sem-festa: Varejistas podem ter temporada de vendas mais fraca em 30 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.