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SEM FESTA
Wal-Mart revê para baixo previsão de crescimento
Varejistas podem ter temporada de vendas mais fraca em 30 anos
DA REDAÇÃO
As vendas no varejo americano
caíram 11% na temporada de Natal deste ano em comparação com
a do ano passado. O fraco movimento das compras de última hora para os feriados pode fazer deste o pior Natal dos últimos 30
anos. Preocupados com o desempenho da economia e com o desemprego, os consumidores gastaram menos.
Vários varejistas, incluindo a
maior empresa mundial do setor,
a Wal-Mart Stores Inc., reviram
para baixo suas previsões de vendas em dezembro. A notícia, que
atingiu principalmente os que
realizam vendas pela internet, fez
com que a Bolsa de Nova York invertesse seu ritmo de alta e passasse a operar em baixa.
A Wal-Mart diz que agora espera crescimento de 2% a 3% nas
vendas em lojas abertas há pelo
menos um ano para o período de
cinco semanas que termina em 3
de janeiro. A previsão anterior,
divulgada no começo do ano, era
de crescimento entre 3% e 5%.
Segundo a Wal-Mart, o crescimento nas vendas de última hora,
aquelas feitas bem próximas do
feriado, foi muito pequeno e veio
muito tarde para que pudesse segurar a previsão mais otimista.
No ano passado, após os atentados terroristas de 11 de setembro,
as vendas da Wal-Mart em dezembro cresceram 8%.
"As expectativas de vendas para
esta temporada de feriados eram
relativamente baixas na indústria
por causa das condições econômicas difíceis, da ameaça de guerra e da baixa retomada no mercado de trabalho", disse Michael
Niemira, consultor da National
Retail Sales Estimate, que avalia as
vendas do varejo nos EUA.
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