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Empresas planejam investimentos bilionários
DA REPORTAGEM LOCAL
De olho no aumento do poder de compra da nova classe
média, as grandes empresas de
varejo e bens de consumo preparam investimentos bilionários para 2010. Depois de ver o
concorrente Pão de Açúcar dobrar de tamanho com a aquisição do controle das Casas Bahia, o Walmart Brasil anunciou
um agressivo plano de expansão, de R$ 2,2 bilhões -40% a
mais do que em 2009.
A rede, que faturou R$ 17 bilhões em 2008, tem hoje 435
lojas de diferentes bandeiras e
pretende abrir de 100 a 110 ao
longo do ano. A maioria das lojas será de bandeiras focadas
nas classes C, D e E, como Todo
Dia e Maxxi.
Os grupos Pão de Açúcar e
Carrefour não detalharam os
investimentos para o ano que
vem, mas também planejam investir, cada um, pelo menos R$
1 bilhão na abertura de lojas.
Além das previsões de crescimento do PIB para 2010, da ordem de 5%, a expectativa de aumento do consumo de cerveja
por conta da Copa do Mundo
também levou a AmBev a programar um investimento recorde. A companhia, que faturou R$ 20,8 bilhões em 2008,
vai investir R$ 1,5 bilhão em
2010 para aumentar em até
10% sua capacidade de produção. Os investimento serão distribuídos para fábricas localizadas em 13 Estados.
Em visita ao Brasil no mês
passado, o presidente mundial
da Coca-Cola Company, Muhtar Kent, anunciou um plano de
investimentos para os próximos cinco anos de R$ 11 bilhões. O valor supera em 75%
os investimentos realizados pela companhia no Brasil nos últimos cinco anos (R$ 6 bilhões) e
reflete a expectativa de crescimento do país com a Copa do
Mundo e a Olimpíada. Os recursos serão aplicados em marketing, operações, ampliação
de unidades pelo país e compra
de equipamentos. "O Brasil é
um dos primeiros mercados da
Coca-Cola no mundo. Ao longo
dos últimos 25 anos, vimos
nosso volume de vendas nessa
nação crescer 50 vezes", disse o
executivo durante a visita, em
novembro.
Teles
As empresas de telefonia
também planejam investimentos agressivos. A Telefônica,
que enfrentou problemas de infraestrutura neste ano, planeja
investir R$ 2 bilhões. Os investimentos serão direcionados
principalmente para a expansão da rede de internet de banda larga.
A TIM fala em R$ 2,3 bilhões.
O montante inclui parte do pagamento pela aquisição da Intelig, mas a empresa também
vai investir em infraestrutura
de rede de telefonia móvel e fixa, para transmissão de dados e
voz.
(MARIANA BARBOSA)
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