São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 2009

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Vendas de shopping crescem 7% no Natal

Resultado supera o do ano passado, mas fica aquém do recorde de 2007; produtos eletroeletrônicos são destaque

Condição melhor de crédito, IPI menor para linha branca e ingresso de consumidores no mercado impulsionam as vendas, afirma Alshop


Lalo de Almeida - 23.dez.09/Folha Imagem
Consumidora em shopping center na zona oeste de São Paulo

PAULA NUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Impulsionadas pelas condições mais favoráveis de juros e crédito e pelo ingresso de novos consumidores de baixa renda ao mercado, as vendas de Natal nos shoppings de todo o país tiveram crescimento real (descontada a inflação) de 7% ante igual período de 2008, segundo a Alshop (associação que reúne lojistas de shoppings). Apesar do desempenho positivo, o resultado não superou o de 2007, considerado o melhor Natal dos últimos dez anos.
Os produtos eletroeletrônicos -como máquinas de lavar e televisão- foram as "vedetes" deste ano, segundo Nabil Sahyoun, presidente da associação. Com a redução do IPI para a linha branca, o segmento vendeu 20% a mais neste Natal e 30% a mais no ano (sobre 2008).
A procura por esses produtos foi tão grande que algumas lojas tiveram problemas de abastecimento. "Foi uma surpresa positiva e indica que a diminuição da tributação tem resposta imediata no consumo", disse Sahyoun. Ele afirmou que os "ligeiros problemas de abastecimento" não foram suficientes para atrapalhar as vendas.
No acumulado do ano, o faturamento dos shoppings alcançou R$ 78,81 bilhões. Também contribuíram para impulsionar as vendas neste Natal, segundo a Alshop, os setores de perfumaria/cosméticos e o segmento de bijuterias/acessórios, ambos com alta de 19% no ano. Já o de vestuário teve crescimento de 6% no ano, considerado abaixo da expectativa dos lojistas. A Alshop pediu ao governo que desonere a produção interna de vestuário para impulsionar as vendas no segmento.
Para 2010, a Alshop projeta crescimento das vendas de 18% no ano e a criação de 180 mil vagas, com a inauguração prevista de 40 shoppings no país. O varejo foi um setor que respondeu bem à crise, diz o analista Marco Quintarelli do Grupo Aco. "Em 2010, a tendência é que esse bom desempenho se fortaleça e as pessoas passem a consumir mais produtos de maior valor agregado."

Saldão
Até a próxima quinta-feira, dia 31, o consumidor vai poder comprar produtos nas redes varejistas e lojas on-line com descontos de até 50% nos tradicionais saldões de Natal. No Ponto Frio e no Extra, estão em promoção eletroeletrônicos, portáteis, eletrodomésticos, produtos de informática, além de brinquedos e roupas.
As vendas pela internet no PontoFrio.com podem ser parceladas sem juros em até 18 meses no cartão da loja ou em 12 no cartão de crédito. A Casas Bahia, recém-associada ao grupo Pão de Açúcar, também oferece 5% de desconto nos produtos vendidos pela internet.
A Braspag, que processa pagamentos on-line, também organizou um saldão com produtos das empresas para as quais presta serviço. Seu site, www.saldaonainternet.com.br, oferece bebidas e itens de vestuário, além de celulares e equipamentos de informática.

Colaboraram CLAUDIA ROLLI e DENYSE GODOY, da Reportagem Local



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