São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Analistas apostam na manutenção

Fed deve hoje manter juros em 1% ao ano

DA REDAÇÃO

O Federal Reserve, o banco central dos EUA, deve anunciar hoje a manutenção da taxa básica de juros em 1% ao ano. Essa é a expectativa dos analistas, com base nos indicadores e em sinais emitidos pelo próprio Fed em sua última reunião, em dezembro.
Segundo a tradicional enquete da agência de notícias Reuters com corretores de títulos públicos que negociam diretamente com o Fed, ninguém espera que seja anunciado hoje um corte nos juros, que estão, desde junho, no menor patamar em 45 anos.
Dos 20 corretores ouvidos, nenhum acredita nem mesmo que o Fed retire a promessa de manter a taxa de juros em um patamar baixo por um "período considerável" -ante sete na enquete anterior. A afirmação tem estado presente nos comunicados do Fed desde meados de 2003.
Apenas seis dos corretores acreditam que o Fed irá reduzir os juros no fim de junho; outros seis esperam uma alteração no segundo semestre, enquanto a maioria, oito, afirma que a taxa básica só será elevada em 2005.
A expectativa do mercado é reforçada pelos indicadores. A inflação em 2003 ficou em 1,9%, a menor em dois anos. Mais significativo, porém, o núcleo do índice subiu 1,1%, o menor aumento em 43 anos. Esse é o índice que costuma ser mais observado pelo Fed.
O fato de o mercado de trabalho não ter se recuperado também deve contar para a decisão.
Em dezembro, foram criadas só mil vagas, enquanto os analistas esperavam cerca de 150 mil novos postos. Sem pressão inflacionária, o BC só deve elevar os juros quando houver sinais claros de melhoria no mercado de trabalho.
Nem mesmo a divulgação, ontem, de que a confiança do consumidor, medida pelo Conference Board (um instituto privado), chegou ao maior nível desde julho de 2002 foi capaz de alterar as expectativas. O índice ficou em 96,8 pontos, ante 91,7 em dezembro.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Siderurgia: CSN investe US$ 850 mi para elevar produção
Próximo Texto: Justiça: Vice da Fiesp tem prisão decretada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.