São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros americanos terão que consumir menos combustível

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez em 25 anos, o governo dos Estados Unidos vai aumentar as suas exigências para que os carros rodem mais com menos combustível. A medida faz parte do plano do governo para reduzir a dependência norte-americana de petróleo estrangeiro.
Segundo o documento apresentado ontem pelo Departamento de Transporte, os carros produzidos a partir de 2011 terão que rodar em média 30,2 milhas com um galão de combustível (cerca de 13 quilômetros por litro), e as caminhonetes, 24,1 milhas. Na média, os veículos terão que andar 2 milhas (3,2 quilômetros) por galão (3,78 litros) a mais do que os padrões exigidos para 2010.
Com a restrição no consumo, o governo diz que pretende economizar cerca de 900 milhões de galões de combustível, além de reduzir a emissão de dióxido de carbono. "Esses padrões são importantes passos na busca do país para conquistar independência energética e trazer paras as famílias americanas veículos que consumam menos combustível", disse o secretário de Transporte, Ray LaHood, em comunicado.
A redução do consumo dos veículos faz parte de plano anunciado há dois anos pelo então presidente dos EUA, George W. Bush, mas seu sucessor, Barack Obama, antecipou a restrição. Em 2020, os veículos no país terão que rodar em média 35 milhas por galão de combustível (quase 15 quilômetros por litro).
Isso não significa que todos os veículos terão que seguir essa norma. Como é estabelecida uma média, montadoras que fabricam carros elétricos ou híbridos poderão utilizar essa "economia" para vender veículos que consumam mais.
Com o aumento da gasolina, especialmente no primeiro semestre de 2008, os consumidores americanos mudaram seu padrão de compra, optando cada vez mais por veículos que utilizam menos combustível.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Fiat cogita fechamento de fábricas na Itália
Próximo Texto: G20 só mostrará "vontade política", diz FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.