São Paulo, Domingo, 28 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra do Nordeste poderá surpreender

da Reportagem Local

A maior surpresa no desempenho agrícola do país em 99 pode vir da região Nordeste. Como os anos anteriores foram muito fracos devido à seca, há uma expectativa de que a renda agrícola nordestina possa crescer 50% neste ano, projeta a MB Associados.
As regiões Centro-Oeste (27%), Sul (25%) e Norte (24%) também devem ter bons aumentos na renda agrícola. O resultado mais modesto seria na região Sudeste: 7%.
A explicação para a diferença está na forte presença da cana-de-açúcar no Sudeste. Este é um dos produtos que serão afetados negativamente pela desvalorização.
Como há excesso de oferta no mercado internacional, o preço do açúcar está em queda. Ao mesmo tempo, os custos de produção devem subir 16% com o dólar caro.
O impacto na agricultura também será diferenciado de acordo com a situação dos fazendeiros. "Quem tem dívida em dólares, em geral os grandes produtores da região Centro-Oeste, serão mais afetados", diz o produtor Adilton Sachetti, de Mato Grosso. (RG)


Texto Anterior: Próximo plantio terá custos mais altos
Próximo Texto: Ganho na soja é garantido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.