São Paulo, Domingo, 28 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE OLHO NO CONSUMO
Área rica do interior paulista abriga 4 milhões de habitantes num raio de 200 quilômetros
Região atrai novos investimentos

ALESSANDRO SILVA
da Folha Ribeirão

Na contramão da crise, empresários elegeram a região de Ribeirão Preto como alvo para investimentos, principalmente nas áreas de entretenimento e comércio.
O motivo da escolha é o próprio potencial de consumo local: são 4 milhões de habitantes em um raio de 200 quilômetros -quase um quarto da população da Grande São Paulo.
Dois novos centros de compras serão inaugurados nos próximos seis meses em Ribeirão Preto, o que representa investimento de aproximadamente R$ 160 milhões.
Somente o Grupo Savoy terá 240 lojas no Novo Shopping, ao lado da rodovia Anhanguera -principal via de trânsito regional.
"Fizemos um estudo nas maiores cidades do interior e Ribeirão Preto surgiu como a mais atraente, pela renda per capita da população e pela localização geográfica", diz Júlio César Rodrigues Abrão, superintendente do Novo Shopping. O terceiro shopping da cidade, o Santa Úrsula, terá mais 183 lojas.
Juntos, os dois empreendimentos irão contratar cerca de 5.000 pessoas -número que equivale a 25% dos pedidos de seguro-desemprego recebidos pela Caixa Econômica Federal em 98.
Em outras palavras, haverá duas vezes mais salas de cinema na cidade, mais restaurantes e supermercados disponíveis à população.
Em meio à alta do valor do dólar, em janeiro passado, empresários inauguraram uma nova casa noturna em Ribeirão Preto.
"As pessoas precisam esquecer os efeitos do dia. Daí a importância desse tipo de investimento neste período de crise", afirma o advogado José Vasconcelos, um dos donos da Cattedrale.
A casa noturna é a quinta a ser inaugurada na avenida Presidente Vargas, uma das mais movimentadas da cidade, em um espaço de aproximadamente 2 quilômetros.
Na mira, além da população de Ribeirão, estão os consumidores das cidades vizinhas, que acabam atraídos pelo comércio e pelas opções de entretenimento.
Em Barretos, a cidade da Festa do Peão, o "turismo country" é o principal fator que alavanca os investimentos locais.


Texto Anterior: Safra injeta R$ 1,3 bi em Ribeirão Preto
Próximo Texto: Cascavel já investe a renda extra da soja
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.