São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010 |
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Banco do Brasil e Bradesco lançam bandeira voltada à classe C
PAULO DE ARAUJO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA O Banco do Brasil e o Bradesco anunciaram ontem o lançamento de uma marca de cartões de crédito, débito e vale-refeição. A Elo, que nasce da parceria entre as duas instituições, será a primeira bandeira de cartões formada com capital inteiramente nacional. A emissão dos novos cartões deve começar dentro de seis meses, informaram os bancos ontem. A intenção é atingir as classes de menor renda. "Essa nova parceria trará benefícios para as duas instituições e para a população como um todo por meio de aumento de escala e ganho de eficiência que se refletirão em menores custos para os nossos clientes", afirmou Aldemir Bendine, presidente do BB. A expectativa é que a sinergia criada a partir da operação conjunta dos dois bancos chegue a R$ 1 bilhão. A Elo -nome já usado pelo Bradesco nos anos 70 em seus cartões de crédito- concorrerá com bandeiras como MasterCard, Visa e American Express. A meta, segundo executivos do BB e Bradesco, é alcançar participação de mercado de 15% no setor de cartões de crédito, débito e vales em um período de cinco anos. Até lá, a previsão é que o mercado brasileiro chegue a 800 milhões de cartões -atualmente, circulam pouco mais de 580 milhões de unidades. "O mercado brasileiro é um dos que mais crescem no mundo, com a expansão da classe C e o aumento da renda. Essa população deixa de usar dinheiro e cheque e passa a usar cartões", disse o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. Os bancos não detalharam o valor da anuidade dos cartões. Mas, segundo seus executivos, a intenção é que a marca Elo seja mais acessível. Para o lançamento da nova bandeira, os bancos criarão uma holding da qual Bradesco terá 50,01% de participação no capital e o BB terá 49,99%. A holding vai agregar também as participações do BB e Bradesco na Cielo (ex-Visa Net) e na Visa Vale. Apesar da nova parceria, BB e Bradesco continuarão concorrendo no mercado de cartões e não há previsão de migração dos atuais clientes para a nova bandeira. Para o analista financeiro da Austin Rating Luis Miguel Santacreu, a operação "deve ter um impacto relevante na bancarização". "Os cartões estão tomando o espaço que era do cheque e do tradicional crediário. Bradesco e BB são os dois maiores nos segmentos C, D e E e devem ter avaliado que era hora de penetrar mais com o cartão nesses segmentos." Os executivos do BB e do Bradesco não comentaram a decisão do governo de impor regras para fiscalizar e regular o setor de cartões de crédito, já que o anúncio ocorreu após o evento de lançamento da Elo. Com FABRICIO VIEIRA, da Reportagem Local
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