UOL


São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA BERLINDA

Brasil é menos competitivo, aponta estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil caiu duas posições, entre países da América Latina, no ranking de competitividade das instituições públicas preparado pelo Fórum Econômico Mundial.
Na classificação estabelecida pelo Fórum são atribuídas notas de 1 a 7 a indicadores que abrangem de qualidade dos contratos e da lei a nível de independência do Poder Judiciário e corrupção praticada por servidores. Quanto mais próximas da nota 7, melhores as instituições oficiais.
Ao final do levantamento com executivos de 21 países latino-americanos, o Brasil passou de uma média de 4,45 para 4,27 pontos. Significou cair de quarto (posição no ranking 2002-2003) para sexto colocado (índice para o período 2003-2004). Chile e Uruguai mantiveram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares.
O México foi o país que mais avançou. De 11º para 5º no ranking -ou seja, logo à frente do Brasil. A Argentina recuou do 14º para o 17º lugar na lista.
O Haiti, um dos mais miseráveis países do continente, permanece como último no ranking.


Texto Anterior: Câmbio: Captações da Petrobras e do BB derrubam dólar
Próximo Texto: Quarentena platina: Tesouro dos EUA critica controle de capitais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.