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ESTRADAS 1
Preço de pedágio decidirá
Privatizações devem começar em outubro
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo espera recomeçar o
processo de privatização das rodovias federais em outubro,
quando deve sair o edital de quatros lotes. Estarão incluídas as
chamadas rodovias do Mercosul:
Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte), Régis Bittencourt (São
Paulo-Curitiba) e trechos das BRs
376 e 101.
A retomada do processo de privatização já havia sido anunciada
em setembro do ano passado, pelo então ministro Anderson
Adauto (Transportes). Naquela
ocasião, o governo havia modificado os editais herdados da administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso porque
temia que os critérios usados pelo
governo passado levassem a um
"choque tarifário" nos pedágios.
Pelos cálculos do governo, o preço do pedágio poderia chegar a
R$ 6,80 a cada cem quilômetros.
Ontem, o governo anunciou
que o processo de privatização será nos mesmos moldes do que já
havia sido anunciado em setembro. Os leilões serão na Bolsa de
Valores de São Paulo. Vencerá a
disputa a empresa ou consórcio
que oferecer o menor valor para a
tarifa de pedágio. O prazo de concessão é de 25 anos.
No total, o governo pretende
privatizar quase 2.600 quilômetros de rodovias federais, divididos em sete lotes. Outros três lotes
-nas BRs 393 (divisa MG/RJ),
101 (RJ/ES) e 153 (MG/SP e SP/
PR)-, que contêm trechos de rodovias com pista simples, terão os
editais publicados pelo governo
até o final do ano.
O governo anunciou também
que o BID (Banco Interamericano
de Desenvolvimento) aprovou financiamento (60% do custo total
da obra, cerca de US$ 800 milhões) para a duplicação da BR-101 no trecho entre Santa Catarina
e o Rio Grande do Sul.
O ministro Alfredo Nascimento
(Transportes) disse ontem que o
orçamento do ministério para
2005 terá R$ 3,5 bilhões para investimentos. Ainda neste ano, deverá ser divulgada nova suplementação de recursos.
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