São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSPECTIVA

Para analistas, captação crescerá no 2º semestre

DA REPORTAGEM LOCAL

Neste segundo semestre, as captações no mercado internacional devem continuar em baixa em relação a 2003. Nos próximos meses, no entanto, as emissões no exterior devem aumentar na comparação com o segundo trimestre deste ano, de acordo com analistas.
Segundo Roberto Padovani, da consultoria Tendências, as captações internacionais foram comprometidas no primeiro semestre pelo escândalo político do caso Waldomiro e também pela expectativa de baixo crescimento da economia brasileira -o que embutia o risco de mudança nos rumos da política monetária.
No segundo trimestre, as emissões diminuíram por causa da expectativa de aumento da taxa de juros americanos. "Mas as incertezas tendem a se dissipar em um cenário de crescimento mundial. As captações devem se recuperar em relação ao segundo trimestre, quando a insegurança era maior."
Para Antônio Corrêa de Lacerda, presidente da Sobeet (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica), houve expansão nas emissões domésticas por conta da queda dos juros no Brasil. "Ficou mais fácil e barato captar no mercado interno", afirma.
(MAELI PRADO)


Texto Anterior: Crédito: Empréstimo privado no exterior cai 39%
Próximo Texto: BC espera queda lenta do juro bancário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.