São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

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ALIMENTOS

Setor finalmente promete esclarecer os rótulos ao consumidor

Diet e light serão diferenciados

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria de alimentos dietéticos se uniu na tentativa de iniciar uma campanha de esclarecimento ao consumidor a respeito de produtos light e diet. A mobilização acontece após anos de expansão nas vendas -num mercado que nunca veio a público esclarecer as diferenças entre as categorias. Agora, as empresas dizem ter descoberto que o comprador está "frustrado" com as mercadorias à venda. Por isso, começaram a agir.
A ação foi tomada com base numa pesquisa apresentada ontem, que mostra que 19% das pessoas não sabem se há diferença entre itens diet e light ou simplesmente acreditam que é a mesma coisa. Outros 24% afirmam que não são mercadorias semelhantes, mas não sabem o que as difere. O levantamento da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e para Fins Especiais) ouviu 720 pessoas em São Paulo.
O mercado de alimentos dietético invadiu as lojas nos anos 90. Sua associação, a Abiad, existe desde 1986. Nos anos recentes, a indústria ganhou dinheiro e cresceu além do setor de produtos tradicionais, mas o consumidor foi alvo, basicamente, só de campanhas publicitárias sobre os novos itens.
Assim, tinha gente que comprava produtos como chocolate diet achando que engordaria menos, quando na verdade o produto tem mais calorias que o chocolate normal, com gordura no lugar do açúcar.
"Não tínhamos como perceber os erros de avaliação do consumidor. Agora o equívoco salta aos olhos", diz a advogada Patricia Fukuma, do IBCA (Instituto Brasileiro de Educação para o Consumo de Alimentos e Congêneres). A explicação vem acompanhada de uma mea culpa. "É claro que poderíamos ter nos mobilizado, com uma alteração nas embalagens, por exemplo, para facilitar o entendimento. Mas decidimos debater a questão de forma conjunta agora", afirma Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Abiad.
A campanha de esclarecimento começará em 2005, mas não há data. O projeto ainda está sendo desenhado. Haverá reunião com a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que em 98 publicou uma legislação que conceituava os itens light e diet para facilitar a diferenciação.
A Abiad ainda vai encabeçar um movimento que solicitará ao governo uma redução na carga tributária das mercadorias. Querem elevar o volume vendido. Questionada sobre a possibilidade de a indústria reduzir as margens de lucro, para elevar as vendas, a Abiad negou que as margens sejam elevadas. "Isso é uma ilusão. É certo que são itens com maior percepção de valor, mas as margens não são tão altas", diz Gouvêa.


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