São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Atividade econômica cresce, mas em ritmo lento, afirma relatório do Fed

DA REDAÇÃO

A economia norte-americana cresceu de maneira "lenta" nas últimas semanas, de acordo com relatório do Federal Reserve (banco central dos EUA). O consumo seguiu retraído, e as lojas que vendem produtos mais caros foram as mais afetadas.
"A atividade econômica cresceu lentamente entre o final de outubro e o começo de novembro", afirma o Livro Bege, relatório periódico produzido a partir de dados dos 12 Feds regionais.
"Vários distritos relataram vendas estáveis ou em queda de produtos mais caros", afirma o relatório. "Redes de desconto apresentaram resultados melhores do que as outras. Os varejistas dos distritos de Nova York e Filadélfia informaram que os consumidores estão fazendo substituições de itens, optando por marcas mais em conta."
A última edição do Livro Bege foi elaborada com informações recolhidas até o dia 18. O relatório será utilizado pelo diretores do Fed na próxima reunião do conselho de política monetária, que ocorrerá no dia 10 de dezembro. Na última reunião, o Fed derrubou os juros em 0,5 ponto percentual, para 1,25% ao ano.
O relatório diz ainda que a atividade industrial "permaneceu fraca na maior parte das regiões". Os investimentos em novas instalações foi limitado. "De uma maneira geral, a indústria tem produzido abaixo de sua capacidade, além de ter adotado medidas para a redução de gastos e manutenção da lucratividade", afirma o Fed.
Já o setor imobiliário manteve o seu vigor. Mas em algumas regiões a demanda dá sinais de perda de fôlego, sobretudo no mercado de alto padrão. Ainda segundo o relatório do Fed, o mercado de trabalho esteve "fraco" na maior parte das regiões analisadas. O Livro Bege destaca ainda que as pressões inflacionárias seguem contidas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Águia em transe: Indicadores positivos animam Wall Street
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.