São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Índice é usado para o reajuste dos aluguéis

DA SUCURSAL DO RIO

A família de índices da FGV -os IGPs (Índices Gerais de Preços)- turbina a inflação do ano seguinte. Parte das tarifas públicas e preços administrados é corrigida por esses índices, que avançaram em 2007 por causa do aumento dos preços dos alimentos no atacado.
Em 2007, tarifas de energia, telefonia e outras ficaram bem comportadas, já que os IGPs subiram pouco mais de 3% no ano passado.
Em alguns casos, houve até deflação de tarifas públicas, como as de energia elétrica em alguns Estados. Em 2007, houve revisão tarifária, realizada a cada cinco anos e que incorpora ganhos de produtividade das distribuidoras ao cálculo do reajuste -o que tende a reduzir os aumentos.
Os contratos de aluguel também são atrelados ao IGP-M. Os valores começam de novo a subir de acordo com a inflação, pois aumentou a procura por imóveis.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Aplicação em previdência privada hoje reduz o IR já em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.