São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vulnerabilidade do Brasil está caindo, diz FMI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O chefe da missão do FMI (Fundo Monetário Internacional), Charles Collyns, disse ontem que "os bons resultados da economia brasileira estão reduzindo a vulnerabilidade do país". A missão do FMI chegou ontem a Brasília para fazer a revisão final do atual acordo entre o Brasil e o organismo internacional, que vence no mês que vem. O governo ainda não decidiu se pede prorrogação.
"Essa é a etapa de revisão final e estamos tendo uma visão geral da economia brasileira, que apresentou resultados fiscais muito fortes no ano passado, com um crescimento robusto e um forte desempenho externo. Estou impressionado com os contínuos bons resultados fiscais, que têm diminuído a vulnerabilidade do país", disse Collyns, ao deixar o Ministério da Fazenda, ontem, depois de um encontro com o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy.
O acordo foi assinado em agosto de 2002 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e foi renovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003.

Revisões periódicas
As revisões da economia são feitas periodicamente para que o FMI libere parcelas do empréstimo, mediante o cumprimento das metas macroeconômicas acertadas com instituição.
No entanto, desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva renovou o acordo de US$ 15 bilhões com o Fundo, em 2003, o país não efetuou nenhum saque do dinheiro disponível, apesar de ter cumprido as metas. A missão do fundo ficará em Brasília até a próxima sexta-feira.


Texto Anterior: Elogio
Próximo Texto: Crédito: Pacote ajuda bancos, diz setor de construção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.