São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Índice

Desemprego no Japão tem menor taxa em 7 anos

DA FOLHA ONLINE

A taxa de desemprego do Japão caiu para 4,4% em dezembro, segundo dados divulgados hoje pelo agência nacional de estatísticas japonesa. Foi a menor taxa registrada desde dezembro de 1998.
A taxa de desemprego em outubro foi de 4,7%; em setembro, de 4,6%; e em agosto e julho, foi de 4,8%.
O desemprego no país vem caindo com a recuperação apresentada pela economia japonesa nos últimos dois anos, graças ao aumento expressivo das exportações japonesas para a China e para outros países asiáticos, depois de um longo período de estagnação econômica.
O secretário-chefe do gabinete do governo, Hiroyuki Hosoda, afirmou que aconteceu uma "notável melhora na situação do emprego para os jovens e para mulheres casadas". "Espero que essa tendência continue", disse Hosoda.
O ministro da Economia, Heizo Takenaka, disse, no entanto, que é preciso ainda ver os resultados com precaução. "Não podemos julgar [a situação do mercado de trabalho] com dados de apenas um mês e precisamos continuar vigiando."
Já a taxa desemprego na Espanha teve melhora em 2004, caindo para 10,38%, ante 11,2% em 2003, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas da Espanha. (VINÍCIUS ALBUQUERQUE)


Texto Anterior: Vôo da águia: EUA têm maior crescimento desde 1999
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.