São Paulo, sábado, 29 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO NASDAQ
Megainvestidor decide trocar o mercado de risco, que fez sua fama e fortuna, por perfil mais conservador
Os anos de aposta acabaram, diz Soros


da Redação

O megainvestidor George Soros não vai mais aplicar somas assombrosas nos lances arriscados do mercado financeiro que fizeram sua fama e fortuna.
"Os anos de nossas grandes apostas acabaram", disse ontem o financista húngaro naturalizado americano, 69, que já foi acusado de precipitar a crise asiática, em 97, depois de apostar contra as moedas da região no mercado de câmbio.
Soros anunciou ontem que seu principal fundo, o Quantum Fund, de altíssimo risco, será reestruturado, depois de perder US$ 3 bilhões na Nasdaq, a Bolsa em que são negociadas as ações da nova economia nos EUA. Mudará de nome, para Quantum Endowment Fund, e terá um perfil mais conservador.
Soros afirmou que agora quer cuidar do seu dinheiro "de modo diferente", assumindo menos riscos em troca de um retorno mais confiável, que lhe permita financiar suas atividades filantrópicas -a maior parte delas no Leste Europeu.
O seu grupo, o Soros Fund Management, o maior em operações de hedge (proteção), entrou no mercado da nova economia no final de 99, em uma tentativa de recuperar as perdas que registrara naquele ano.
Com o colapso dos papéis das empresas de alta tecnologia nas últimas semanas, no entanto, os fundos de Soros perderam muito dinheiro. Somente o Quantum Fund teve reduzido um quinto de seu valor nas duas primeiras semanas deste mês.
Nos últimos dois anos, em meio às turbulências do mercado financeiro, a indústria de hedge vem sofrendo algumas baixas.
No mês passado, Julian Robertson, dono do fundo de alto risco Tiger Management, anunciou o final de suas operações.
Em 98, o Long-Term Capital Management, liderado por John Meriwether, por pouco não acabou, em razão da crise russa.


Texto Anterior: Cheque pré livra Vasp de bloqueio
Próximo Texto: Diretores de fundos deixam cargo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.