São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Índice

"Sem-banco" são 40 milhões

DA REPORTAGEM LOCAL

No extremo oposto da pirâmide social onde as instituições financeiras captam seus clientes de alta renda, estão cerca de 40 milhões de brasileiros que nunca cruzaram a porta de um banco.
Para eles, o mercado reserva uma cesta básica de serviços que vai do cartão de débito pré-pago comprado em banca de jornal às agências bancárias que funcionam em casas lotéricas e nos Correios. "Os bancos perceberam que há uma massa enorme de pessoas sem acesso a serviços bancários no país e, como essas instituições precisam ganhar escala para serem viáveis, estão se voltando para esse público", diz Gilberto Dib, consultor na área de automação bancária e comercial.
O Bradesco inaugurou no início deste mês 27 agências do Banco Postal em parceira com a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O banco venceu a licitação feita pela ECT e ganhou o direito de usar, com exclusividade, os 5.320 postos dos Correios em todo o país, como correspondentes bancários.
Segundo o Bradesco, mais de 1.600 municípios e cerca de 40 milhões de pessoas não têm acesso a agências bancárias. Em dois anos o banco pretende agregar 3,5 milhões de novos clientes com os postos nos Correios.
Serão oferecidos serviços básicos como abertura de contas, depósitos e saques, recebimentos de pagamentos, concessão de empréstimos e financiamentos e cobrança de títulos. Antes dele, a Caixa Econômica Federal havia trilhado caminho semelhante usando a rede de casas lotéricas. O "correspondente bancário" é um posto de serviços onde é possível receber benefícios da previdência e pagar contas.


Texto Anterior: Mercado seleto: Banco ganha cliente top com jantar e cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.