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"Sem-banco" são 40 milhões
DA REPORTAGEM LOCAL
No extremo oposto da pirâmide social onde as instituições financeiras captam seus clientes de
alta renda, estão cerca de 40 milhões de brasileiros que nunca
cruzaram a porta de um banco.
Para eles, o mercado reserva
uma cesta básica de serviços que
vai do cartão de débito pré-pago
comprado em banca de jornal às
agências bancárias que funcionam em casas lotéricas e nos Correios. "Os bancos perceberam que
há uma massa enorme de pessoas
sem acesso a serviços bancários
no país e, como essas instituições
precisam ganhar escala para serem viáveis, estão se voltando para esse público", diz Gilberto Dib,
consultor na área de automação
bancária e comercial.
O Bradesco inaugurou no início
deste mês 27 agências do Banco
Postal em parceira com a ECT
(Empresa Brasileira de Correios e
Telégrafos. O banco venceu a licitação feita pela ECT e ganhou o
direito de usar, com exclusividade, os 5.320 postos dos Correios
em todo o país, como correspondentes bancários.
Segundo o Bradesco, mais de
1.600 municípios e cerca de 40 milhões de pessoas não têm acesso a
agências bancárias. Em dois anos
o banco pretende agregar 3,5 milhões de novos clientes com os
postos nos Correios.
Serão oferecidos serviços básicos como abertura de contas, depósitos e saques, recebimentos de
pagamentos, concessão de empréstimos e financiamentos e cobrança de títulos. Antes dele, a
Caixa Econômica Federal havia
trilhado caminho semelhante
usando a rede de casas lotéricas. O
"correspondente bancário" é um
posto de serviços onde é possível
receber benefícios da previdência
e pagar contas.
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