São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGRICULTURA

Total deve chegar a 98,5 milhões de toneladas

Safra de grãos deve bater recorde, mas não chega a 100 milhões de t

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A safra brasileira de grãos de 2001/2002 será recorde pelo quinto ano consecutivo, com 98,5 milhões de toneladas produzidas, um aumento de 0,2% em relação à obtida na colheita passada.
O volume não atingiu a estimativa de fevereiro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de 100,5 milhões de toneladas, devido a problemas climáticos nas principais áreas produtoras.
Segundo os dados do Ministério da Agricultura, a produção de soja foi um dos destaques, com safra de 41,1 milhões de toneladas. Houve crescimento de 10,5% em relação aos 37,2 milhões de toneladas da safra de 2000/2001.
O governo explica o bom desempenho na produção de soja pelo uso de novas tecnologias. A área cultivada cresceu em 15,7%.
Outro fator que estimulou a cultura foi a transferência da produção de milho para a de soja. Houve redução de 15,8% na primeira safra de milho, causada pela diminuição de 15,3% na área cultivada nos Estados da região centro-sul.
Outras culturas que cresceram foram as de arroz, aveia, centeio, cevada, feijão e trigo.



Texto Anterior: Montadora: Mercedes quer cortar 750, afirma sindicato
Próximo Texto: Trabalho: Brasil é o 2º do mundo em desemprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.