São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redução de jornada reúne 1,2 milhão, segundo centrais

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Trabalhadores durante ato na ponte Octavio Frias de Oliveira

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 1,2 milhão de trabalhadores de 19 Estados participaram ontem de paralisações, manifestações, passeatas e atos que ocorreram em todo o país para pedir redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, segundo informações das centrais sindicais.
Os protestos foram organizados por seis entidades que reúnem sindicatos de trabalhadores: CUT, Força Sindical, UGT, CGTB, CTB e Nova Central. Na próxima terça, os sindicalistas vão entregar aos parlamentares, em ato no Congresso Nacional, um abaixo-assinado em que os trabalhadores pedem a redução da jornada sem a redução nos salários, como prevê a PEC 393 (Proposta de Emenda Constitucional), de 2001.
Os trabalhadores querem que o país adote as convenções 158 e 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que, respectivamente, impede a demissão imotivada e possibilita a negociação coletiva no funcionalismo público.
No Estado de São Paulo, cerca de 150 mil metalúrgicos fizeram paralisações em empresas de 32 cidades. No ABC paulista, os trabalhadores atrasaram a entrada dos turnos em ao menos quatro montadoras: Volks, Ford, Scania e Mercedes-Benz.
Na capital, 5.000 bancários retardaram a abertura das agências em uma hora, motoristas de ônibus pararam das 11h30 às 13h e 5.000 operários da construção civil, costureiras, químicos e metalúrgicos protestaram na ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, que liga a av. Jornalista Roberto Marinho à marginal Pinheiros. Em Curitiba, o dia de protestos foi marcado por pancadaria entre manifestantes e a PM. Sete pessoas ficaram feridas e quatro foram presas em protestos em frente a garagens de empresas de transporte coletivo.


Colaborou DIMITRI DO VALLE , da Agência Folha, em Curitiba


Texto Anterior: Governo estuda ampliar benefícios a domésticos
Próximo Texto: Desemprego é o menor para abril desde 96
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.