São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

EM BUSCA DO POTÁSSIO
Evidenciadas as dificuldades de exploração de potássio no Brasil, empresas do setor se voltam para o norte da Argentina, onde pesquisas indicam possibilidade de extração.

DEPENDÊNCIA
O Brasil tem grande dependência externa de potássio. O país tem uma mina em operação, localizada em Sergipe, que supre apenas de 10% a 15% das necessidades de consumo.

REDUÇÃO NA FARINHA
O preço da farinha de trigo começa a cair. Ontem, o moinho Pacífico negociou o produto com recuo de 8% nos preços, segundo Lawrence Pih.

MEDIDA PROVISÓRIA
A queda é possível devido à entrada em vigor da medida provisória nº 433, que reduziu a zero as alíquotas do PIS/Cofins sobre a farinha de trigo, o trigo e o pão. A MP isenta, ainda, a cobrança da taxa adicional do frete para renovação da Marinha Mercante.

MUDANÇAS
A expansão do consumo de espumantes no Brasil traz mais opções no cultivo de uvas. Líder na produção de espumantes, a vinícola Salton processou 1.400 toneladas de uva chardonnay neste ano, 220% a mais do que em 2007.

ISENÇÃO TOTAL 1
O Brasil deveria dar isenção fiscal a toda a cadeia de alimentação, independentemente do tipo de alimento. Essa isenção deveria contemplar, inclusive, os insumos. "Essa medida seria socialmente desejável e economicamente salutar."

ISENÇÃO TOTAL 2
A avaliação é do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR), membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, e foi feita ontem, em São Paulo, no fórum "Reforma Tributária e Impactos no Agronegócio", da Abag.

COMPETITIVIDADE
Adelmor Gheler, da Louis Dreyfus Commodities, concorda com a isenção, mas acrescenta que os biocombustíveis devem ter carga tributária menor que os combustíveis fósseis. Já as exportações devem ter desoneração para criar maior competitividade e gerar empregos.

FEIJÃO SOBE
O preço do feijão voltou a subir ontem na lavoura. A menor oferta elevou os preços da saca de 60 kg do tipo carioquinha para até R$ 170. Analistas do setor esperam novas altas para as próximas semanas.

BASF NO BIODIESEL
A Basf vai construir uma fábrica de metilato de sódio em Guaratinguetá (SP). A empresa, que não informou o valor do investimento, diz que será a primeira fábrica do produto na América Latina. O metilato de sódio é um acelerador no processo de produção de biodiesel.


Texto Anterior: Com Petrobras, Bolsa, avança 3,04% e volta a beirar recorde
Próximo Texto: Vencedor de Jirau quebrou regra do leilão, diz Odebrecht
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.