São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabrielli defende investir em refino para exportar derivados

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem que o Brasil tem dois caminhos para aproveitar "as enormes" reservas de petróleo contidas na camada pré-sal: converter-se num grande exportador da commodity ou investir pesado em refino e vender ao exterior derivados, de maior valor agregado.
Mais simpático à segunda opção, Gabrielli anunciou ontem o investimento em uma nova refinaria a partir de 2013. Ao todo, a Petrobras construirá quatro refinarias: dois projetos já estão em curso -o do Comperj (refinaria petroquímica) e da refinaria de Pernambuco - além da definição de construção de uma terceira refinaria, provavelmente no Maranhão.
Gabrielli ressaltou ainda que a Petrobras possui hoje a quarta maior reserva provada de petróleo e gás dentre as companhias petrolíferas com capital aberto, com 11,7 bilhões de barris de óleo equivalente. Se forem consideradas estatais como Saudi Aramco (Arábia) e PDVSA (Venezuela), a Petrobras cai para a 14ª posição.


Texto Anterior: Dow Chemical vai aumentar preços em 20%
Próximo Texto: Indústrias argentinas sofrem cortes no abastecimento de gás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.