São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Tiro pela culatra
Paulo Leme (Goldman Sachs) acha que, se o BC não reduzir os juros logo, aproveitando o viés de baixa, de nada terá adiantado sua decisão de mudar a meta de inflação para 2003.

Credibilidade em jogo
Leme afirma que, sem a redução dos juros, a redução da meta da inflação terá apenas o efeito de arranhar a credibilidade da equipe econômica. "Se o governo não derrubar os juros, só ficará com o ônus da decisão de mexer na meta da inflação", diz o economista.

Para fora
Leme tem uma explicação para o fato de a Goldman Sachs ter errado tanto em suas previsões para a Copa deste ano. Segundo ele, "faltaram mãos latino-americanas nas pesquisas". A Goldman Sachs previu que os quatro finalistas seriam França, Argentina, Espanha e Itália.

Desestímulo
Luiz Carlos Delben Leite (Abimaq) diz que o novo aumento da TJLP, de 9,5% para 10%, é um contra-senso. "A medida prejudica mais um pouco o investimento produtivo e a geração de empregos."

Prejuízo
A ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários) acaba de enviar uma carta ao ministro Pedro Parente (Casa Civil) com a contabilidade do prejuízo da greve dos auditores fiscais. Segundo Wilen Manteli, presidente da associação, só nas importações as perdas são de US$ 2 bilhões. No momento, são 9.000 contêineres parados apenas nos portos.

Pelo ralo
Benedicto Moreira (AEB) diz que a greve já causa ociosidade em linhas de produção de importadores, com falta de matéria-prima, e que há ameaça de cancelamento de contratos de exportadoras.

Provocação
Entra no ar hoje a nova campanha da Citroën para comemorar a liderança do Xsara Picasso, com vendas 5.892 veículos neste ano. No filme, criado pela DuezT Euro RSCG, o Xsara Picasso estaciona na frente de seus concorrentes.

Retrato do Brasil
Apenas um dos dez brasileiros premiados em 1998 pela Mitsubishi para viajar para todas as Copas do Mundo até o final de suas vidas, com todas as despesas pagas, embarcou neste ano. Nove preferiram ficar com o dinheiro para saldar dívidas.

Café da manhã
Com os últimos jogos da Copa do Mundo, o brasileiro incorporou a cerveja ao café da manhã. Desde as oitavas-de-final da competição, a Kaiser dobrou as vendas de seu Kit Copa.

Casa nova
A Gol Transportes Aéreos estará em endereço novo a partir de segunda-feira, ao lado do aeroporto de Congonhas. Na definição de seu presidente, Constantino de Oliveira Jr., a empresa ficará em um prédio simples, mas moderno e econômico.

Homenagem no ar
O Boeing 767/300 da Varig que vai trazer a seleção brasileira já está pronto para homenagear o título de vice ou de campeã do mundo. A fuselagem foi "embalada" com um adesivo desenvolvido pela Artfix com a imagem de jogadores de futebol.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br



Próximo Texto: Ranking: Bovespa tem pior 1º semestre em 30 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.