São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÕES

Analistas apostam na Embraer e na Brasil Telecom

Interferência do governo no preço dos combustíveis afeta Petrobras

DA REPORTAGEM LOCAL

Para esta semana, o Banco Prosper fez duas alterações nas recomendações da sua carteira da seção "Dicas": tirou Petrobras e Banco do Brasil e colocou no lugar Embraer e Brasil Telecom.
"Na Petrobras, o governo abriu uma brecha para intervir nos preços dos combustíveis. Existia esse risco político, no caso de ser eleito um candidato de oposição, mas agora ele está se mostrando mais real", diz Gustavo Alcântara, analista do banco.
Para Fábio Zagatti, do HSBC, o anúncio de que o governo poderá intervir no mercado de combustíveis colocou em perigo a liberdade de preços. Como esse fato pode impactar o resultado da companhia, interfere na avaliação.
A inclusão da Brasil Telecom e da Embraer foi, segundo Alcântara, devido aos bons resultados operacionais e à baixa correlação dos preços das ações dessas companhias com o governo. A Embraer também foi o destaque para o analista do HSBC e para Eduardo Fornazier, da Santos Asset Management.
A inclusão da Brasil Telecom deve-se também ao baixo endividamento em relação à média do setor. Segundo Alcântara, a empresa não precisará renegociar suas dívidas nesse momento de mercado desfavorável e pode usar seu caixa para adquirir ativos que, devido à crise, estão baratos.


Texto Anterior: Opinião econômica - Josef Barat: Duelo de titãs
Próximo Texto: Líder do mês acumula ganho de 25,74%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.