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LUÍS NASSIF
Os indicadores sociais
A ciência dos indicadores
começa a penetrar em todos
os setores da vida brasileira, mas
apenas na vanguarda de cada
um dos setores. Trata-se de um
princípio básico de gestão, repetida por todos os propagadores
dos programas de qualidade: toda ação tem de ser medida para
ser avaliada.
Na área social, mais do que
nunca há necessidade do uso de
indicadores, especialmente agora que as grandes corporações
começam a investir pesadamente no marketing social. Os indicadores são necessários como
prestação de contas, para avaliar
as ações, reprogramar, buscar resultados, dar credibilidade às organizações e, dentro de alguns
anos, será ferramenta fundamental para a captação de recursos no mercado.
Mas a criação e o uso de indicadores adequados é ciência que
precisa ser desenvolvida gradativamente. Experiência interessante de criação de indicadores
sociais tem sido desenvolvida na
Associação Comunitária Brasileira, uma entidade fundada em
1967 por empresários, que movimentou orçamento de R$ 5 milhões neste ano.
Sua ação é na área da educação de primeiro e segundo graus,
com formação voltada para o
trabalho profissional dos alunos.
Há algum tempo, assumiu a direção Paulo Sérgio Bravo de Souza, executivo aposentado do
mercado financeiro e que resolveu trazer sua experiência para
a área. A necessidade de indicadores foi identificada rapidamente.
A montagem dos indicadores
passa pelas seguintes etapas prévias:
Clara definição da missão de
organização e do programa de
ação social;
Traduzir a missão em objetivos e metas operacionais gerenciáveis;
Definir um conjunto de indicadores qualitativos e quantitativos capazes de mensurar o impacto social da organização (o
que muda na vida das pessoas);
Sistema de coleta e processamento das informações de forma
a permitir o monitoramento dos
indicadores e a avaliação dos resultados.
Sob a orientação da professora
Maria Cecília Roxo Nobre Barreira, da PUC-SP, formada em
Pittsburgh (centro de excelência
na construção de indicadores sociais), criou-se o Samis (Sistema
de Avaliação de Mudanças e Impactos Sociais), com 15 indicadores.
Os indicadores foram subdivididos em cinco áreas: a) sucesso
no projeto Primeiras Letras, que
atende crianças dos quatro aos
seis anos; b) sucesso no projeto
Crê-Ser, dos sete aos 14 anos; c)
melhoria nas condições de saúde; d) desenvolvimento, sociabilidade e cidadania; e) mudança
de condição e status social. A
medição será feita em seis comunidades atendidas pelos projetos
do grupo.
Em relação ao primeiro item
foram definidos quatro indicadores: 1) percentual de crianças
matriculadas na escola; 2) evolução das notas e conceitos escolares da criança, comparando a
criança com ela; 3) comparativo
com outras crianças da mesma
escola e classe, buscando como
meta um desempenho melhor; 4)
comparativo da defasagem idade versus série, com pesquisa regular do MEC Estado por Estado.
No segundo item foram definidos três indicadores: 1) porcentagem de crianças com conceito
"ótimo" e "bom" nos eixos educativos "Aprender a Conhecer" e
"Aprender a Ser"; 2) tempo médio de permanência no Crê-Ser
(a meta são sete anos, para combater a evasão escolar); 3) índice
médio de evasão anual do Crê-Ser, separando evasão administrável (desemprego do pai ou da
mãe) da não-administrável
(mudança de cidade).
A melhoria das condições de
saúde mereceu cinco indicadores: 1) porcentagem de crianças
com acompanhamento médico;
2) porcentagem de crianças com
acompanhamento odontológico;
3) evolução das crianças na curva idade versus peso versus altura; 4) porcentagem de problemas
de saúde com encaminhamento;
5) frequência de casos de uso de
drogas.
No item Desenvolvimento da
Sociabilidade e Cidadania, o indicador utilizado é o de porcentagem de crianças com conceito
"ótimo" e "bom" nos eixos educativos. No item Mudança de
Condição e Status Social, o indicador usado é a porcentagem de
meninos que ingressam no programa de Iniciação ao Trabalho
ou no ensino médio.
São indicadores desse tipo que
precisam ser disseminados não
apenas pela área social, mas por
toda entidade que se submeta
aos sadios preceitos da transparência pública.
E-mail - lnassif@uol.com.br
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