São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faturamento da indústria de base sobe 5,4%

DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de bens e serviços para infra-estrutura e indústrias de base registrou aumento de 5,4% em seu faturamento no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2001.
A despeito desse resultado, a previsão da Abdib (associação das empresas) é de que o setor encerre 2002 com desempenho igual ao do ano passado ou no máximo com alta de 1%, embora não descarte queda no faturamento.
No primeiro semestre, o setor faturou R$ 47,8 bilhões contra os R$ 45,4 bilhões registrados em 2001. De acordo com José Augusto Marques, presidente da Abdib, a expansão de 5,4% no primeiro semestre não será suficiente para assegurar resultado expressivo no fechamento anual.
""Historicamente, como em qualquer atividade, o segundo semestre é sempre melhor que o primeiro. Desta vez, a expectativa não é boa", disse Marques, fazendo referência à crise da economia brasileira, a de vizinhos como a Argentina, destino das exportações de bens e serviços.
No âmbito interno, os problemas estariam concentrados nos setores elétrico e de saneamento.
Pela primeira vez, desde 1996, o fluxo de investimentos em energia elétrica está em queda. Por sua parte, só 4% dos investimentos em obras de saneamento no país são feitas por empresas privadas. ""Esses setores têm desarranjos regulatórios que dificultam o investimento", diz Marques.


Texto Anterior: Para agência britânica, Mercosul encolhe 1,8%
Próximo Texto: Panorâmica - Transição: BNDES vai preparar livro com propostas para o novo presidente do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.