São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Brasileiro está mais preocupado com endividamento, diz pesquisa

A maioria das pessoas já mostra sinais de preocupação com a possibilidade de contrair dívidas no fim do ano. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pela Fiesp e pelo Ciesp, mostra que 63% das pessoas não estão confortáveis com o nível do endividamento ou se encontram também sem possibilidade nenhuma de contrair dívidas.
O levantamento, que é realizado mensalmente, foi feito com mil entrevistados durante o mês de outubro, em 70 cidades e nove regiões metropolitanas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
O aumento do crédito tem sido um dos destaques deste ano e tem sido apontado como um dos principais fatores para o crescimento da economia. No ano, a expansão do crédito já está na faixa dos 30%. A preocupação com o endividamento se justifica.
Um detalhe importante é que foi a primeira vez que a pesquisa incluiu a pergunta a respeito da preocupação com o endividamento. Não há, portanto, informações dos anos anteriores.
Na parte da pesquisa por classe social, a situação de pouco conforto para se endividar é maior nas faixas de renda mais baixas. As classes A e B registraram 49% de desconforto, a classe C, 59%, e as classes D e E tiveram 71%.
O economista-chefe da Fiesp, André Rebelo, diz que o fato de as pessoas estarem menos à vontade para se endividar não significa que elas não se endividem de fato. Não existem indicações de aumento da inadimplência, o que indica que as pessoas ainda não estão endividadas. "É possível até mais espaço para o crescimento do crédito", diz Rebelo.
Mesmo assim, a pesquisa acende o sinal amarelo. O levantamento mostra que apenas 11% dos entrevistados tomaram dinheiro emprestado de bancos. A maior parcela do grupo está nas classes A e B.
Para Rebelo, é importante destacar a baixa percepção de crédito bancário que os entrevistados têm. "A maioria do crédito vem de estabelecimentos de comércio, mas sempre há um banco por trás."
A finalidade para qual o empréstimo foi tomado mudou neste ano em relação aos anos anteriores. Compras de carros e eletrodomésticos caíram, enquanto reformas na casa e viagens subiram. O principal motivo, no entanto, continua sendo o pagamento de dívidas.
"Nos anos anteriores, quem tinha mais renda comprava carro, quem tinha menos comprava eletrodomésticos. Hoje, as classes média e alta tomam empréstimo para viajar e as mais baixas, para reformar."

RETENÇÃO
Segurar os melhores profissionais na empresa se transformou hoje em preocupação. Evitar a perda de talentos valiosos passou da sétima para a terceira posição em uma lista que elenca os desafios das companhias para 2008, segundo pesquisa com 105 empresas que representam 27% do PIB nacional feita pela Sextante Brasil, de consultoria e análise de recursos humanos. O crescimento da economia acirrou a briga pelas melhores cabeças, segundo Rugenia Pomi, diretora-executiva da Sextante Brasil.

NEGÓCIO D'ALÉM-MAR
O grupo hoteleiro português Vila Galé lança, hoje, no Brasil, dez vinhos produzidos na região do Alentejo. Os produtos são da Casa de Santa Vitória, empresa de vinhos e azeites Alentejanos do grupo. Para o lançamento, desembarcou em São Paulo o enólogo português Bernardo Cabral, diretor de enologia da vinícola. No evento, a rede vai abordar mais detalhes de seus lançamentos, como o projeto Vila Galé Cumbuco, novo resort no Ceará, cuja construção começa em 2008. O empreendimento, com 470 hectares, terá condomínio de casas, campo de golfe e hotel -que recebe investimentos de R$ 70 milhões. Em Portugal estão sendo construídos mais cinco hotéis da rede.

TARIFA BANCÁRIA
As novas regras para a cobrança das tarifas bancárias devem ser o centro das discussões hoje, em São Paulo, no jantar organizado por Fábio Barbosa em comemoração aos 40 anos da Febraban. Guido Mantega e Henrique Meirelles devem comparecer ao jantar.

PAREDÃO
Jorge Gerdau, Roger Agnelli e Emílio Odebrecht são alguns dos empresários que compõem a lista das cem personalidades mais influentes do país da revista "Época". Na última hora, a revista decidiu excluir Armínio Fraga, pela parceria do seu fundo com a companhia aérea BRA, e Rubens Ometto, pela operação de diluição de capital da Cosan.

SHOPPING
Paulo Malzoni, presidente do grupo Victor Malzoni, e José Isaac Peres, presidente da Multiplan, farão o pré-lançamento e apresentam o projeto arquitetônico do shopping Vila Olímpia, amanhã, para um grupo pequeno de lojistas. Serão expostas as mudanças dos principais acessos viários da região. A sociedade compreende um complexo com mais de 80 mil metros quadrados de área construída, que demandará investimento de R$ 120 milhões. As obras já começaram e a previsão de lançamento é abril de 2009.

EM FAMÍLIA
Acontecerá, de 24 a 27 de janeiro, o Family Workshop, com famílias de CEOs, em Mogi das Cruzes.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

Próximo Texto: Investimento estrangeiro bate recorde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.