São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituição fica com menos recursos para fechar aquisições

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Caixa Econômica Federal negocia a compra de 35% do banco PanAmericano, do grupo Silvio Santos, mas, mesmo que quisesse, não teria patrimônio suficiente para comprar toda a instituição financeira.
Segundo Luiz Miguel Santacreu, analista da área bancária, com um Índice de Basileia em 16,1%, o banco estatal não tem condições de incorporar a carteira de crédito do PanAmericano sem descumprir as normas do Banco Central.
O Banco Central determina que os bancos tenham um Índice de Basileia, que relaciona o patrimônio às operações de crédito, de 11%.
O aumento da participação dos bancos públicos no mercado financeiro é uma estratégia anunciada do governo. No início deste ano, no auge da crise financeira internacional, o governo negociou com o Congresso uma lei que permite à Caixa e ao Banco do Brasil a compra de outros bancos.
O objetivo é que as instituições financeiras públicas forcem a concorrência com o setor privado, derrubando os juros e aumentando o volume de empréstimos concedidos.
A Caixa tem interesse em adquirir participações em pelo menos outros quatro bancos, mas o único negócio que conseguiu avançar até agora foi o do PanAmericano.
Já o Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa, banco do governo paulista, e arrematou uma participação minoritária no banco Votorantim, por meio da qual conseguiu entrar no mercado de financiamento de veículos, setor de crédito em que não tinha participação relevante. (SD)


Texto Anterior: Ajuda ao governo reduz capacidade da Caixa
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.