São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2000 |
Próximo Texto | Índice
PAINEL S/A Há antecedentes A Petrobras não foi a primeira empresa ligada ao governo que enfrentou resistências quando quis mudar a marca. Em 1992, diante da pressão dos bancários, o Banco do Brasil engavetou o projeto que mudava o nome para "Banco Brasil". A quem pertence O sindicato dos bancários entendeu que a eliminação do "do" no nome do Banco do Brasil tinha o objetivo de preparar a privatização do banco. A quem interessa O Banco do Brasil cometeu, na época, o mesmo equívoco da Petrobras, hoje: tentar alterar uma marca tradicional sem ampla consulta prévia a acionistas e consumidores. O BB consultou apenas os funcionários. Exemplo privado O Banco do Brasil alega que pretendia facilitar a visualização da marca, como fez o Banespa. Em 1997, o Banco de Boston fez campanha institucional para mudar sua logomarca para BankBoston. Ouvindo antes O Banco do Brasil anuncia, agora, que fará pesquisas com os usuários ao instalar nova unidade, em Brasília, a oitava loja do Projeto Franquia. Sinais externos A nova loja de franquia do BB servirá como modelo no qual serão testados, em pesquisa com os usuários, elementos de identidade visual, mobiliário, merchandising, uniformes e sinalização das lojas franqueadas. Apego à origem Com o nome de fantasia PetroBrax, a Petrobras alega que pretendia "internacionalizar" sua marca. Há cinco anos, a então ministra Dorothea Werneck sugeriu uma campanha para reforçar o nome do Brasil com "s", eliminando o uso de "Brazil" nos produtos de exportação. Papai Noel virtual A Americanas.com registrou aumento considerável de compras via Internet na semana do Natal. O grupo trabalha com a expectativa de faturamento 100% maior neste mês em relação a novembro. A média foi de 70 mil acessos por dia, 40% mais do que no mês passado. Laranja no ar Será lançada na terça-feira a campanha publicitária da nova companhia aérea Gol. Foi criada pela DPZ, com o slogan "Gol Linhas Aéreas Inteligentes". A agência desenvolveu toda a comunicação e a programação visual: da pintura das aeronaves aos crachás dos funcionários. Tudo na cor laranja. Aposta na franquia O faturamento médio das 850 redes que operam no sistema de franquias no Brasil poderá aumentar em até 30% em 2001, prevê a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Sob nova direção Gerson Keila (Dunkin Donuts) assume, dia 2, a presidência da ABF, no lugar de Ricardo Young (Yázigi International). Natal feliz A Visa informa que os cartões de crédito e débito da marca realizaram mais de 6,3 milhões de transações no fim-de-semana, com faturamento recorde de R$ 380 milhões. "Foi o melhor Natal de todos os tempos", diz Ricardo Gribel, presidente da empresa. ANÁLISE Oxigênio para a produção
Kadiê Rodrigues de Medeiros, responsável pela área de gestão de marca do Banco do Brasil NÚMEROS 12%
|
|