São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2000

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PAINEL S/A


Há antecedentes
A Petrobras não foi a primeira empresa ligada ao governo que enfrentou resistências quando quis mudar a marca. Em 1992, diante da pressão dos bancários, o Banco do Brasil engavetou o projeto que mudava o nome para "Banco Brasil".

A quem pertence
O sindicato dos bancários entendeu que a eliminação do "do" no nome do Banco do Brasil tinha o objetivo de preparar a privatização do banco.

A quem interessa
O Banco do Brasil cometeu, na época, o mesmo equívoco da Petrobras, hoje: tentar alterar uma marca tradicional sem ampla consulta prévia a acionistas e consumidores. O BB consultou apenas os funcionários.

Exemplo privado
O Banco do Brasil alega que pretendia facilitar a visualização da marca, como fez o Banespa. Em 1997, o Banco de Boston fez campanha institucional para mudar sua logomarca para BankBoston.

Ouvindo antes
O Banco do Brasil anuncia, agora, que fará pesquisas com os usuários ao instalar nova unidade, em Brasília, a oitava loja do Projeto Franquia.

Sinais externos
A nova loja de franquia do BB servirá como modelo no qual serão testados, em pesquisa com os usuários, elementos de identidade visual, mobiliário, merchandising, uniformes e sinalização das lojas franqueadas.

Apego à origem
Com o nome de fantasia PetroBrax, a Petrobras alega que pretendia "internacionalizar" sua marca. Há cinco anos, a então ministra Dorothea Werneck sugeriu uma campanha para reforçar o nome do Brasil com "s", eliminando o uso de "Brazil" nos produtos de exportação.


Papai Noel virtual
A Americanas.com registrou aumento considerável de compras via Internet na semana do Natal. O grupo trabalha com a expectativa de faturamento 100% maior neste mês em relação a novembro. A média foi de 70 mil acessos por dia, 40% mais do que no mês passado.

Laranja no ar
Será lançada na terça-feira a campanha publicitária da nova companhia aérea Gol. Foi criada pela DPZ, com o slogan "Gol Linhas Aéreas Inteligentes". A agência desenvolveu toda a comunicação e a programação visual: da pintura das aeronaves aos crachás dos funcionários. Tudo na cor laranja.

Aposta na franquia
O faturamento médio das 850 redes que operam no sistema de franquias no Brasil poderá aumentar em até 30% em 2001, prevê a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Sob nova direção
Gerson Keila (Dunkin Donuts) assume, dia 2, a presidência da ABF, no lugar de Ricardo Young (Yázigi International).

Natal feliz
A Visa informa que os cartões de crédito e débito da marca realizaram mais de 6,3 milhões de transações no fim-de-semana, com faturamento recorde de R$ 380 milhões. "Foi o melhor Natal de todos os tempos", diz Ricardo Gribel, presidente da empresa.

ANÁLISE


Oxigênio para a produção



O presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Paulo Skaf, considerou muito positivo o conjunto de medidas anunciado nesta semana pelo governo na área de importação de máquinas e equipamentos.
As medidas incluem a entrada de novos itens na lista de ex-tarifários e a redução do Imposto de Importação para os produtos sem similar nacional. Para Skaf, essas decisões atendem aos pleitos do setor têxtil, que tem como meta investimentos em torno de US$ 12 bilhões até 2008.
"As medidas dão oxigênio ao setor produtivo, uma vez que barateiam e facilitam o acesso a novos investimentos. E chegam em boa hora, antecipando uma nova era de investimentos", afirma Skaf.

NO MERCADO


As ações preferenciais da Embraer foram o destaque da Bolsa paulista neste ano. Até o pregão de quarta-feira, os papéis acumulavam valorização de 129%. No mesmo período, o Ibovespa, que reúne as ações mais negociadas, registrava queda de mais de 11%.

FRASE


"A Petrobras e o Banco do Brasil queriam a modernização de suas marcas."


Kadiê Rodrigues de Medeiros, responsável pela área de gestão de marca do Banco do Brasil

NÚMEROS
12%


Foi a queda na importação de petróleo de janeiro a outubro em comparação a igual período de 99, segundo a ANP.

0,10%


Foi a queda da cesta básica paulistana do Procon/Dieese ontem, que baixou de R$ 141,16 para R$ 141,02.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br



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