São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO

Mensalidades escolares e chuvas fazem os preços subirem em São Paulo
A inflação mantém tendência de alta em São Paulo, o que é normal neste período do ano. Nos últimos 30 dias até 23 de janeiro, os preços subiram, em média, 0,39%, contra 0,32% antes, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Mensalidades escolares, entressafra de produtos agrícolas, chuva e sol intenso -que prejudicam a safra de hortifrútis- são as principais causas dos tradicionais aumentos de preços nos meses de janeiro.
As maiores pressões vieram dos alimentos, que registraram a primeira elevação de preços nas últimas 11 semanas. Na terceira quadrissemana de janeiro, ou seja, nos últimos 30 dias, os alimentos subiram 0,45%.
Os produtos "in natura", os mais prejudicados pelas chuvas e sol intenso deste período do ano, tiveram reajuste de 1,55%. Os alimentos industrializados também retomaram tendência de alta e passaram a custar, em média, 0,33% a mais.
A taxa de inflação prevista para o mês foi revista para 0,5%, contra 0,4% anteriormente, segundo Heron do Carmo, coordenador do IPC da Fipe.
(MAURO ZAFALON)

Texto Anterior: Panorâmica - Contabilidade: CVM determina que Vasp refaça e publique seu balanço financeiro de 1999
Próximo Texto: Finanças: Tasso quer BC independente, mas nem tanto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.