UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil expõe insatisfação sobre proposta agrícola

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O comissário de Comércio da União Européia, Pascal Lamy, chega a Brasília num momento em que o país não está nada satisfeito com as posições da Europa nas negociações agrícolas.
Lamy ouvirá que o Brasil considera a proposta européia de abertura dos mercados agrícolas, entregue na segunda-feira, insuficiente e que a intransigência da União Européia em negociar o tema de maneira apropriada pode enterrar a Rodada de Doha da OMC (Organização Mundial do Comércio), cujo objetivo é aprofundar a liberalização do comércio mundial.
No início desta semana, a UE entregou em Genebra sua proposta para liberalização do seu setor agrícola. O documento é considerado por graduados diplomatas brasileiros mais modesto que a proposta apresentada no final de 2001, que já era criticada.
Lamy terá encontros amanhã com o presidente Lula e mais quatro ministros.
Haverá três blocos de discussões: as negociações na Rodada de Doha, as negociações entre o Mercosul e a UE e os assuntos bilaterais de Brasil e Europa.


Texto Anterior: Temas que estão em banho-maria serão retomados
Próximo Texto: Panorâmica - Indústria do aço: Lucro líquido da Gerdau cresce 49,7% em um ano e vai a R$ 818 milhões
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.