UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temas que estão em banho-maria serão retomados

DA REPORTAGEM LOCAL

A União Européia está aberta para discutir temas que estavam em "banho-maria" com o país, no terreno das questões agrícolas. A mensagem foi passada ontem para a direção da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), pelo comissário de Comércio da União Européia, Pascal Lamy. Em reunião que durou 40 minutos, na sede da entidade, Lamy disse que acredita que até o final do ano a UE avançará em assuntos no setor de agribusiness com o Brasil.
"A conversa foi muito tranquila e Lamy teve uma atitude mais conciliatória do que em outras vezes que esteve por aqui", disse Maurice Costin, diretor do departamento de relações internacionais e comércio exterior da Fiesp.
Antes da Fiesp, o comissário proferiu uma palestra ontem, em São Paulo, durante almoço de reunião das Eurocâmaras. O tema foi a parceria estratégica entre a UE e o Brasil.
Ele disse que a União Européia quer avançar nas propostas e acelerar as negociações com o Mercosul e, se possível, antecipar a assinatura do acordo de livre comércio previsto para 2005.
O discurso durou aproximadamente 20 minutos e foi dirigido a uma platéia de empresários, notadamente presidentes de grandes empresas alemãs, francesas e inglesas. "Os investidores europeus estão confiantes no Brasil. Quanto melhor andar o Mercosul, maior será o interesse no Brasil", afirmou. O comissário também destacou que, além de ter parceria comercial, a UE também se interessa por ações sociais e educativas.


Texto Anterior: Integração: Subsídios da UE não vão acabar, diz Lamy
Próximo Texto: Brasil expõe insatisfação sobre proposta agrícola
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.