São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAC não afeta mercado, diz o boletim Focus

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

As medidas do PAC não surtiram efeito entre os analistas do mercado financeiro, que optaram pela manutenção das expectativas de crescimento para este ano. A projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) foi mantida em 3,5% e para a produção industrial, em 4%, segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central.
Com o PAC, o governo espera impulsionar a economia e prevê crescimento de 4,5% neste ano e 5% ao ano até 2010. A projeção é maior que a prevista no "Relatório de Inflação" do BC, 3,8% para 2007. Embora não tenham alterado as expectativas sobre crescimento, os analistas ajustaram, para cima, a previsão da Selic para dezembro, de 11,5% ao ano para 11,75% ao ano, após o BC reduzir o ritmo de corte da taxa básica de juros.
Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a Selic de 13,25% ao ano para 13%. Nas cinco reuniões anteriores, o corte tinha sido de meio ponto percentual. Em relação às taxas de inflação, os analistas elevaram de 4,07% para 4,09% a previsão do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2007.
A projeção está dentro da meta -inflação de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo. O superávit da balança comercial -saldo positivo entre exportações e importações-, esperado para o ano é de US$ 39 bilhões.


Texto Anterior: Análise: Crédito ainda é inferior ao de emergentes
Próximo Texto: Após 5 anos, Microsoft lança hoje nova versão do Windows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.