São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

ALESSANDRA KIANEK - akianek@folhasp.com.br

AFTOSA NO VIZINHO
A maior preocupação para o Brasil em relação ao novo foco de aftosa na Bolívia é o contrabando de animais. Segundo José Vicente Ferraz, do Instituto FNP, pelo fato de o Brasil ter fronteira extensa com a Bolívia, o controle de circulação de animais é complexo. "É um risco que tem de ser controlado."

GRÃOS DE VERÃO
A produção de grãos da safra de verão 2006/07 no Paraná deverá atingir 20,8 milhões de toneladas, com aumento de 18% sobre a safra anterior, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural). A produção de soja está estimada em 11,8 milhões de toneladas, alta de 27,5% sobre a safra passada.

SAFRINHA MAIOR
Os técnicos do Deral fizeram a primeira estimativa de plantio do milho safrinha no Paraná e constataram aumento na área de 9,6%, para 1,065 milhão de hectares. A produção poderá atingir 4,3 milhões de toneladas -20,5% superior ao volume da safra anterior.

ESTÍMULO
Para Dirlei Antonio Manfio, do setor de previsão de safras do Deral, a área plantada com o milho safrinha pode ser maior ainda, "devido ao estímulo que o produtor está recebendo com a alta dos preços e às boas perspectivas no mercado externo".

RESULTADOS RUINS
As exportações de carne de frango encerram 2006 com embarques de 2,713 milhões de toneladas, queda de 4,7% sobre o ano anterior. A receita com as vendas externas somou US$ 3,203 bilhões, redução de 8,7% na mesma comparação. Os dados são da Abef (associação dos produtores e exportadores).

REFLEXO DA GRIPE
As exportações foram comprometidas pela retração em importantes mercados consumidores da Europa e da Ásia, devido a focos da gripe aviária em países dos dois continentes. Segundo a Abef, o setor também enfrentou conjuntura desfavorável no câmbio, que reduziu a rentabilidade das empresas exportadoras.

ALTO-MAR
O porto de Paranaguá já embarcou neste mês 194 mil toneladas de milho, com destinos principais Espanha e Irã. O volume é muito superior às 282 toneladas embarcadas no mesmo mês de 2006. Além do aumento da colheita no Paraná, os leilões da Conab auxiliaram na alta das exportações.

MIGRAÇÃO
Com a estratégia de deixar as terras férteis para a plantação de cana, a unidade da Agropecuária Jacarezinho, na Bahia, já recebeu 36% do rebanho transferido da unidade de Valparaíso (SP). Segundo o diretor da empresa, Ian Hill, até 2009 não haverá mais gado na unidade paulista, que passará a ter somente plantação de cana.


Texto Anterior: Defesa vê erro e evoca liminar
Próximo Texto: Agrofolha
Discussão de Doha não avança, diz Amorim

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.