São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Appy pode voltar a ser nš 2 da Fazenda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Embora Guido Mantega ainda não tenha definido sua equipe na Fazenda, dois nomes são citados como prováveis integrantes: Bernard Appy, secretário de Política Econômica do ministério, e Carlos Kawall, diretor do BNDES.
Appy fez parte da equipe de transição em 2002, após a vitória de Lula, e, depois da indicação de Antonio Palocci Filho para a Fazenda, foi convidado para ser o secretário-executivo da pasta. Trocou de posto quando Murilo Portugal se integrou à equipe, em maio de 2005.
A Folha apurou que Appy foi convidado a continuar na equipe e está cotado para voltar à secretaria executiva ou assumir a Secretaria do Tesouro Nacional, vaga com a ida de Joaquim Levy para o BID. Não está descartada a possibilidade de Appy se manter como secretário de Política Econômica.
Kawall, que já foi economista-chefe do Citibank, ocupa diretoria do BNDES desde que Mantega assumiu a presidência da instituição. É cotado para auxiliar o novo ministro, mas ainda sem definição de cargo. Poderia ir para a Secretaria do Tesouro ou assumir a Secretaria de Política Econômica, caso Appy troque de cargo.
Questionado ontem sobre a montagem da equipe, Mantega afirmou não ter pressa. "Vou apresentar os nomes todos juntos. Não tenho pressa, vou conversar com os técnicos daqui da Fazenda, sei que tem muita gente boa, mas eu não tenho a pressa que vocês têm", disse, ao chegar à Fazenda no final da tarde.
Segundo ele, não há motivo para pressa, pois o ministério está trabalhando e não há nada parado. "Noventa e oito por cento dos técnicos estão a seus postos e os que não estão têm substitutos. Está tudo na maior normalidade", afirmou, sem definir prazo para anunciar sua equipe.
Questionado se convidou o economista Luciano Coutinho, Mantega respondeu que não. "Embora seja um excelente economista, meu amigo, tudo mais, eu não conversei com ele. Não converso com ele há muito tempo." Indagado sobre Kawall, respondeu sorrindo: "Olha, eu não vou dar detalhes das minhas conversas". Em seguida, afirmou que conversou ontem com ele em reunião da diretoria do BNDES.


Texto Anterior: Presidente da Fiesp elogia Guido Mantega
Próximo Texto: Bernardo vê decisão técnica para TJLP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.