São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta evita aumento para chamadas longas

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para tentar evitar o aumento da tarifa de telefonia fixa local para quem faz ligações muito longas -como as de acesso discado à internet-, o governo criou uma forma alternativa para a conversão de pulsos para minutos.
No fim de fevereiro, o Ministério das Comunicações havia anunciado o adiamento da conversão, porque a proposta da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aumentava em até quatro vezes o custo da ligação para quem faz chamadas com duração superior a três minutos.
A previsão era que a conversão deveria ser feita entre março e julho deste ano. Agora, o governo prevê que a mudança seja feita em janeiro do ano que vem.
Segundo o ministro Hélio Costa (Comunicações), a proposta da Anatel, que era vantajosa para quem faz ligações de curta duração (inferiores a três minutos), será oferecida pelas concessionárias, mas a nova proposta, que impede o aumento do custo para que faz ligações mais longas, também terá que ser ofertada. Caberá ao usuário optar.
Ontem Costa esteve reunido com diretores da Anatel para tratar do assunto e disse que a nova proposta será anunciada até o próximo dia 20. "Dêem uma colher de chá para a Anatel, porque eles foram sensíveis, inteligentes, competentes nesse procedimento todo. Eu fiquei muito surpreso", disse o ministro. "Eles podiam ficar um ano debruçados sobre isso aí. Eles foram muito hábeis", afirmou Costa.
A proposta anterior da Anatel foi muito criticada tanto pelo ministro quanto por entidades de defesa do consumidor. A nova proposta, mais benéfica para quem fala mais longamente ao telefone, causa perdas para as operadoras, como reconheceu o próprio ministro. "Na simulação que foi feita no computador, houve sim uma pequena diferença em prejuízo das empresas, mas é uma diferença menor do que 3%, fica na margem de erro", disse.


Texto Anterior: Para Costa, Gil é "despreparado" e diz "idiotices"
Próximo Texto: Disputa: Ex-dono da Bombril ganha direito a voto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.