São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

MINERAÇÃO

Siderúrgicas chinesas voltam a negociar e admitem alta de até 10%

Vale quer reajuste de 24% para ferro

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) propôs a seus clientes internacionais alta de 24% no preço do minério de ferro, duas semanas depois de o governo chinês ter interferido nas negociações para tentar evitar reajustes.
Principais clientes da Vale, as siderúrgicas da China abandonaram a posição intransigente que vinham adotando e já admitem elevações nos preços.
Ontem, o jornal oficial "China Daily" informou que a Baosteel voltou à mesa de negociações como representante das siderúrgicas do país. Ao mesmo tempo, um executivo de outra estatal, a China MinMetals, declarou à Dow Jones que as empresas poderiam absorver altas de 5% a 10%.
A Vale é a maior exportadora de minério de ferro do mundo, seguida das australianas Rio Tinto e BHP. Juntas, as três empresas dominam cerca de 70% do mercado. A China é o maior comprador do produto, matéria-prima para a fabricação do aço, insumo fundamental no processo de rápida urbanização e forte crescimento econômico do país.
A expectativa de que a demanda chinesa aumente em cerca de 20% neste ano é o principal fator que leva analistas a prever um reajuste de ao menos 15% para o minério de ferro, depois da alta recorde de 71,5% do ano passado.
A definição de preços neste mercado se dá por regras próprias. O reajuste que será obedecido em todos os fornecimentos é o que ficar definido no primeiro contrato fechado entre um grande produtor e uma grande siderúrgica.
No ano passado, o percentual de 71,5% foi definido em um acordo entre a Vale do Rio Doce e a japonesa Nipon Steel.


Texto Anterior: Crédito: Cidades pobres seguirão sem acesso direto ao BID
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.