São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentadoria acima do mínimo sobe 4,56%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Previdência Social, Amir Lando, anunciou ontem que o reajuste dos quase 8 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima do salário mínimo será de 4,56%.
O aumento corresponde à inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) entre junho do ano passado e abril deste ano. O reajuste valerá a partir de amanhã, acompanhando a data de reajuste dos demais benefícios iguais ao mínimo.
Nos últimos anos, o reajuste para os aposentados com benefício acima do mínimo era concedido somente em junho. Como neste ano a data foi antecipada para maio, o aumento cobrirá apenas a inflação de 11 meses.
Com a decisão de não conceder aumento real para os benefícios acima do mínimo, o governo, mais uma vez, cria uma diferenciação entre os aposentados. Para quem tem aposentadoria equivalente ao mínimo, haverá aumento real de 1,2%.
Já há alguns anos tem sido prática do governo não conceder aumento real para os benefícios acima do mínimo.
A política é atacada pelos aposentados com o argumento de que isso tem provocado o achatamento das aposentadorias e pensões. O governo argumenta que a lei determina apenas a reposição da inflação para esses benefícios.
No ano passado, enquanto o salário mínimo teve reajuste de 20%, os benefícios acima deste patamar tiveram apenas a inflação do período, de 19,71%.


Texto Anterior: Reajuste: Mínimo vai para R$ 260; governo é criticado
Próximo Texto: Pouco para muitos: Aumento deve beneficiar 57,2 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.