São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Fabricantes "se inspiram" em marcas estrangeiras

DA ENVIADA ESPECIAL A PEQUIM

Na tentativa de tornar suas marcas e veículos globais, as montadoras chinesas se inspiram no mercado externo para melhorar a qualidade de seus modelos -muitas utilizam o padrão de negócios ou motores de companhias estrangeiras. Mas a inspiração aparece não só na tentativa de melhoria de performance, mas no design.
Apesar de terem seus próprios criadores, as companhias chinesas ainda apresentam alguns modelos bastante similares àqueles de companhias europeias, japonesas ou sul-coreanas. No país famoso por suas réplicas de produtos que fazem sucesso ao redor do mundo, também é possível encontrar as "cópias" de veículos.
A Lifan, por exemplo, traz ao Brasil a partir de junho -via Effa Motos- o 320, que lembra os carros da Mini, da BMW. A diferença entre os modelos, porém, fica clara nos preços. Enquanto o 320 foi lançado na China com preço abaixo de US$ 8.000, o Mini Cooper custa a partir de US$ 37 mil no país. Outra chinesa, a Shuanghuan, tem dois modelos similares a carros já apresentados no mercado: o Noble lembra o Smart, e o modelo Sceo se assemelha aos SUVs da BMW, como X3 e X5.
A Great Wall, que chega ao Brasil neste ano, trazida pela CN Auto, já enfrentou problemas por causa das semelhanças de seu Peri com o Fiat Panda. O modelo foi proibido pela Justiça italiana de ser exportado pela Europa. A empresa diz que parou de fabricá-lo.

FOLHA ONLINE
Veja imagens de veículos na China
www.folha.com.br/1011912



Texto Anterior: Montadoras da China se voltam a países emergentes
Próximo Texto: Tecnologia: Jobs diz que "Flash" não serve para tablet e celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.