São Paulo, quinta, 30 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtividade das indústrias aumentou com as demissões

da Reportagem Local

Os ganhos de produtividade da indústria brasileira nos últimos anos foram realizados predominantemente em cima da diminuição do nível de emprego.
A avaliação é de Boris Tabacof, diretor do Departamento de Economia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Nos últimos anos, as indústrias investiram em tecnologia e em melhorias de gerenciamento, mas a maior parte do aumento de produtividade deveu-se à redução da mão-de-obra empregada, afirma Tabacof.
Por esta razão, de acordo com o dirigente, o desemprego industrial estaria chegando ao seu limite.
"O problema maior no momento é que o setor de serviços, que vinha absorvendo grande parte dos demitidos da indústria, está começando a desempregar", disse Tabacof.
Por outro lado, acrescentou, novas contratações não estariam garantidas mesmo se a atividade econômica aumentasse.
A incerteza sobre a economia, por conta da instabilidade dos juros e de outros indicadores, não incentiva as contratações.
"Não é possível organizar a produção. Quando a demanda cai, o empresário demite; quando ela sobe, ele não contrata porque não sabe se o crescimento será continuado", explicou.
Exemplo do "ajuste" de produtividade na indústria brasileira é um estudo que circulou na Fiesp nos últimos dias, realizado por uma consultoria privada.
Nele, constata-se que os salários pagos na indústria, em dólar nominal, subiram 66,5% do início do Plano Real até dezembro do ano passado. Ao mesmo tempo, o custo do trabalho para se fabricar um único produto subiu apenas 26%.
Ou seja, segundo a consultoria, a quantidade de horas de trabalho por produto fabricado caiu.
(MAURICIO ESPOSITO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.