São Paulo, quinta, 30 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DECLARAÇÃO
Contribuinte que atrasar vai pagar multa de R$ 165,74
Hoje é o último dia para entregar IR; bancos terão plantão especial

da Redação

Vence hoje o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda de pessoas físicas, bem como para o pagamento da cota única ou da primeira cota.
Só uma parte dos bancos recebe as declarações -em formulário ou disquete. Alguns manterão agências abertas até as 22h para atender contribuintes do IR (ver quadro abaixo), mas nem todos aceitarão também o pagamento de cota depois do expediente normal (até 16h nas capitais).
No Banco do Brasil e no Banespa o contribuinte poderá entregar a declaração e recolher o imposto por meio de um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Já a Caixa Econômica Federal ampliará o horário apenas para receber declarações.
A declaração poderá ser enviada pela rede Internet até as 20h, segundo a Receita, mas é bom não deixar para a última hora porque pode ocorrer congestionamento no sistema.
A partir de 4 de maio, segunda-feira, a entrega será feita somente na unidade da Receita do domicílio do contribuinte. A entrega fora do prazo terá multa de R$ 165,74, no mínimo.
Antes de entregar a declaração, confira se está tudo certo. Uma cópia deve ser guardada por, no mínimo, cinco anos.
Entregando em disquete ou via Internet, guarde por precaução uma cópia também em papel, mesmo tendo gravado no computador.
Quem tiver saldo a pagar e optar pelo parcelamento deve lembrar que a segunda cota (até 29 de maio) já terá 1% de juro. As demais, terão juro Selic, bem maior do que os créditos da poupança.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.